Diário de São Paulo
Siga-nos
Polêmica

Padre sofre punição severa após ser flagrado em festa à fantasia com um 'demônio'

O vídeo do pároco curtindo a balada viralizou nas redes sociais e desagradou lideres católicos

Padre teve que se explicar para o Bispo Diocesando Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos - Imagem: reprodução/Facebook
Padre teve que se explicar para o Bispo Diocesando Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos - Imagem: reprodução/Facebook

Mateus Omena Publicado em 27/09/2022, às 10h43


Um padre foi temporariamente suspenso das funções religiosas depois de ser flagrado curtindo uma festa à fantasia acompanhado "de alguém fantasiado de demônio".

A polêmica foi anunciada pela Diocese de Sobral. O padre Renato Welton Farias Bôto atua em Martinóple, no Ceará.

Em um vídeo, o pároco aparece no evento Aviões Fantasy, em Fortaleza. A gravação viralizou nas redes sociais e deixou diversos internautas chocados pois o ambiente não condizia com o comportamento esperado para um padre.

Nas imagens, o padre Renato Bôto grava a si mesmo dentro do evento. Próximo dele, aparece um homem com uma capa vermelha e tiara de chifre conversando com outro rapaz.

Após a repercussão do caso, a Diocese de Sobral explicou que o padre estava "trajando uma fantasia que se assemelhava a uma batina e acompanhando de alguém fantasiado de demônio", o que produziu "um enorme mal-estar no clero e entre os fiéis leigos."

O Bispo Diocesando Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos se manifestou e chamou o pároco no dia 21 de setembro para se explicar a respeito do "comportamento inadequado e absolutamente impróprio para um sacerdote".

"Tanto no que se refere a sua participação em festas dançantes, quanto nas postagens que tem feito frequentemente nas redes sociais, com publicação de fotos inadequadas, de vídeos que não condizem com o estado clerical e de comentários impróprios para um sacerdote", disse o bispo, em nota.

De acordo com o texto, o padre reconheceu "ter tido comportamento inadequado" e se "mostrou disposto a mudar de conduta".

O bispo afirmou também que ficou decidido que o padre não faria novas publicações "dessa natureza" nas redes sociais e que, a partir de 2023, ele terá um "ano sabático" com o intuito de "refletir mais sobre a sua vocação" e aprofundar os estudos.

"Cientes que são grandes as batalhas que os sacerdotes enfrentam todos os dias para viver a sua vocação neste mundo, dediquemos diariamente as nossas orações para que para além de bons pastores, pregadores e administradores, que os sacerdotes sejam santos", acrescentou.

Compartilhe  

últimas notícias