Diário de São Paulo
Siga-nos
Celebridades

Isis Valverde desabafa sobre os desafios de viver com doença autoimune

A atriz explicou como aprendeu a viver com a condição e como foi seu diagnóstico

Isis Valverde desabafa sobre os desafios de viver com doença autoimune - Imagem: Reprodução/ Instagram @isisvalverde
Isis Valverde desabafa sobre os desafios de viver com doença autoimune - Imagem: Reprodução/ Instagram @isisvalverde

Gabrielly Bento Publicado em 24/03/2024, às 12h32


A atriz Isis Valverde usou suas redes sociais para desabafar sobre os desafios de viver com doença celíaca, uma condição autoimune que causa danos ao intestino delgado quando a pessoa ingere glúten.

Em um vídeo publicado no Instagram, Isis contou que passou por diversos sintomas antes de ser diagnosticada, como queda de cabelo, unhas quebradiças, pele seca, perda de peso, osteoporose, baixa absorção de nutrientes, inchaço na barriga e dor abdominal.

Ela também relatou a dificuldade de encontrar produtos sem glúten quando recebeu o diagnóstico. “Foi muito barra pesada no início. A doença celíaca não era algo muito comum. Não tinha muitas opções sem glúten”, disse a atriz.

“Não foi fácil. Não é fácil. Você se sente muito mal no início [...] Já aconteceu de eu não poder ir para o set porque passei muito mal, de ir para o hospital ficar internada mesmo”, contou Valverde.

Isis também destacou a importância de restaurantes e estabelecimentos oferecerem opções sem glúten para atender às necessidades de pessoas com a doença.

Aos 19 anos, a atriz, que hoje tem 37, descobriu a doença, porém não foi tão simples assim. Segundo a CNN Brasil, a busca por um diagnóstico preciso foi demorada, tendo que passar por diversas consultas e exames.

Entretanto, Isis conta que ao receber o diagnóstico certo, sua vida melhorou. A anemia e a depressão que tinha desenvolvido, cederam lugar ao ânimo e à disposição para a prática de atividades físicas.

"Foi quando ninguém tinha a menor ideia do que era, eu fui em vários médicos, tive vários diagnósticos, deu problema de absorção de ferro, disseram que eu estava anêmica, depressiva, anoréxica... Eu fiquei muito deprimida porque, imagina, você com 19 anos ficando magra sem saber o motivo?", afirmou.

"Eu não conseguia ganhar músculos, não tinha energia para nada, eu me sentia muito prostrada e estava no meio de uma novela. Comecei a perder cabelo, minha unha quebrava, minha pele ficou muito seca. Quem descobriu foi uma dermatologista", desabafou a atriz.

Compartilhe  

últimas notícias