Diário de São Paulo
Siga-nos
Inacreditável

Cadáver de mulher desaparecida há mais de 40 anos é encontrado: ''Mumificado''

Acredita-se que ela era alpinista e teve uma morte trágica durante uma expedição em 1981

Possivelmente, o corpo de Marta Emilia, desaparecida há mais de 40 anos depois de uma morte trágica, foi encontrado. - Imagem: reprodução I The Mirror
Possivelmente, o corpo de Marta Emilia, desaparecida há mais de 40 anos depois de uma morte trágica, foi encontrado. - Imagem: reprodução I The Mirror

Juliane Moreti Publicado em 02/02/2023, às 18h59


Agentes de San Juan, uma cidade na Argentina, pensam que encontraram em uma montanha o ''corpo mumificado'' de uma mulher desaparecida há mais de 40 anos. Acredita-se que ela era alpinista e teve uma morte trágica ao cair de cinco mil metros de altura durante uma expedição.

Identificada como Marta Emilia, a moça faleceu aos 20 anos na queda do alto da montanha, em março de 1981, enquanto estava praticando aventuras junto com sua irmã, Corina. Foi a parente que contou todos os relatos da morte, conforme informações do portal The Mirror.

Corina disse que estava também com um guia, chamado Sérgio. Os três haviam parado para descansar próximo de uma região com gelo. Nesse meio tempo, Marta quis explorar sozinha, mas se desequilibrou e caiu.

Sérgio e Corina a procuraram por horas, quando finalmente encontraram o corpo morto na região. Entretanto, por causa das condições climáticas e do terreno difícil, optaram por buscar ajuda para relatar a tragédia e resgatar o cadáver.

Mesmo com a procura sendo realizada no dia seguinte, o corpo dela já havia sido coberto pelo gelo e neve.  Ao longo dos anos, pelo menos quatro buscas foram feitas para encontrar o corpo da alpinista, mas, não tiveram sucesso. Por causa disso, a busca foi abandonada e seu desaparecimento foi considerado uma lenda.

Mas, depois de 40 anos, um corpo que parece de uma mulher foi encontrado no Cerro Mercedario, o pico mais alto da Cordilheira de la Ramada, em 28 de janeiro. Lugar, curiosamente, em que a mulher foi encontrada pelos conhecidos, mas enterrada pelas condições climáticas.

mulher-mumificada-encontrada
Possível corpo de Marta Emilia, que estava desaparecida há 40 anos depois de cair para a morte em uma expedição. Imagem: reprodução I The Mirror 

De acordo com os agentes, não foi de primeira que imaginaram ser da alpinista. Durante as investigações, eles cogitaram que fosse outros aventureiros, mas a região e as características se aproximam muito mais de Marta, assim como o contexto. 

O médico que participou da operação disse que tem certeza de que o ''corpo mumificado'' é de Marta, porque não há outra história de uma mulher que morreu nessas condições e no mesmo lugar. A família, nesse ano de 2023, foi informada sobre a descoberta. Os parentes estão pensando em ir para San Juan.

''Isso tudo é muito forte para a família. Temos que esperar que identifiquem o corpo. Mas também é fechar um capítulo. Mais de 41 anos se passaram'', comentou o especialista, dizendo que o resultado dos testes no corpo não foram divulgados.

Compartilhe  

últimas notícias