Diário de São Paulo
Siga-nos
Mundo Gospel

Igreja Católica emite nota e toma decisão sobre padre em vídeo de sexo com outro homem

O caso causou grande polêmica nas redes sociais

Padre José Maria foi afastado após vazamento de vídeo íntimo - Imagem: reprodução Twitter
Padre José Maria foi afastado após vazamento de vídeo íntimo - Imagem: reprodução Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 27/04/2023, às 12h50 - Atualizado às 13h41


O padre José Maria dos Santos foi retirado de suas funções paroquiais na igreja São Camilo de Lellis, na Asa Sul, região central de Brasília, pela Arquidiocese de Brasília.

Conforme informações do R7 Notícias, o motivo foi um vídeo que o flagrou praticando atos sexuais com outro homem.

A instituição divulgou uma nota declarando que os comportamentos do padre não estão de acordo com os ensinamentos da Igreja e com o comportamento esperado dos ministros ordenados.

O afastamento aconteceu no último domingo (23), um dia após a divulgação do vídeo. O arcebispo de Brasília, dom Paulo Cezar Costa, também se pronunciou sobre o assunto e solicitou aos fiéis que rezem pelo padre José Maria.

Vale lembrar que a Igreja Católica condena a prática sexual entre pessoas do mesmo sexo e que, além disso, ao assumirem o posto, os padres fazem um voto de castidade.

Leia a nota completa abaixo:

"A Arquidiocese de Brasília, na pessoa do Cardeal Arcebispo Dom Paulo Cezar Costa e dos seus Bispos Auxiliares, ao tomar conhecimento dos fatos ocorridos na Paróquia São Camilo de Lellis, da Asa Sul, em Brasília-DF, no último dia 22 de abril de 2023, lamenta a situação e dispõe que o padre José Maria dos Santos fique afastado das atividades paroquiais e de outros encargos pastorais na Arquidiocese até que os superiores da Província Camiliana tomem as providências para o devido esclarecimento dos fatos.

Por fim, a Arquidiocese de Brasília reafirma o seu compromisso e zelo para com o Povo de Deus e, neste momento delicado, convida a comunidade paroquial de são Camilo de Lellis a se unir em oração".

Ainda, a Arquidiocese de Brasília também divulgou uma curta nota de esclarecimento. Leia:

"No último sábado (22), a Arquidiocese de Brasília foi surpreendida com conteúdos inadequados envolvendo o Padre José Maria, pároco da paróquia São Camilo. A Arquidiocese de Brasília afirma que tais comportamentos não coincidem com os ensinamentos da Igreja e com a conduta que deve ser vivida pelos ministros ordenados. Dessa forma, as autoridades eclesiásticas acionaram imediatamente a congregação religiosa do referido presbítero, os padres camilianos, para que tomasse todas as providências devidas a essa situação".

Compartilhe  

últimas notícias