Diário de São Paulo
Siga-nos
Celebridade

Ex-BBB revela doença autoimune e mostra os primeiros sinais no corpo: "É bizarro"

Nas redes sociais, ela compartilhou mais informações com os seguidores

Nas redes sociais, ela mostrou os primeiros sinais da doença em seu corpo - Imagem: reprodução Instagram
Nas redes sociais, ela mostrou os primeiros sinais da doença em seu corpo - Imagem: reprodução Instagram

Vitória Tedeschi Publicado em 13/09/2022, às 17h45


Eslovênia Marques compartilhou com seus seguidores do Instagram na tarde da última segunda-feira (12) que descobriu ter alopecia, uma doença autoimune que provoca queda de cabelos e que pode ser desencadeada por fatores emocionais.

A ex-BBB afirmou por meio do stories que não fazia ideia de que a doença, que desencadeia a perda de cabelos e pelos pelo corpo, existia.

"E eu que do nada descobri que tenho alopecia? Acho que correria, ansiedade... A sorte é que eu tenho um monte de cabelo, aí não aparece. Ainda bem que descobri isso logo para tratar", comentou Eslo, dando detalhes da situação.

Eslo ainda contou sobre a surpresa ao descobrir sobre a condição.

"É muito louco. Eu em sabia que isso existia. Eu descobri quando eu estava no salão e a menina falou e tirou uma foto para mostrar. É uma queda de cabelo que tem. É bizarro!", lamentou. "Eu descobri isso e vou tratar".

elovenia-ex-bbb-alopecia
Eslô é ex-participante da 22ª edição do Big Brother Brasil (TV Globo) e revelou o diagnóstico em seu Instagram / Imagem: reprodução Instagram @eslomarques

Em seguida, a influenciadora mostrou para os fãs a região do seu couro cabeludo que está sem cabelo e tratou de tranquilizá-los: "Mas agora é só ir na dermatologista, fazer o tratamento e o cabelo volta normal nessa região", finalizou.

O que é alopecia?

De acordo com o portal da Pfizer, a alopecia é uma condição em que ocorre perda de cabelo ou de pelo em qualquer parte do corpo.

Porém, o tipo mais comum é a que se manifesta no couro cabeludo, a calvície.

O distúrbio, que pode ser transitório ou definitivo, afeta homens e mulheres, ainda que seja mais comum em homens, e existem diferentes causas possíveis, tipos e graus.

O ciclo do cabelo é marcado por três fases: 

  • Fase anágena: é quando ocorre o crescimento dos fios. Cerca de 90% dos cabelos estão nesta etapa, que pode durar de dois a oito anos;
  • Fase catágena: fase de transição, na qual os folículos capilares encolhem e dura de duas a três semanas;
  • Fase telógena: o cabelo repousa durante dois a quatro meses. No final dessa etapa, o cabelo cai para que o ciclo de crescimento recomece.

O que causa alopecia?

As causas da alopecia podem ser variadas. No entanto, alguns fatores associados ao desenvolvimento da condição são:

  • Hereditariedade;
  • Hormônios masculinos;
  • Traumas na região;
  • Má alimentação, que leva à falta de vitaminas;
  • Estresse;
  • Oleosidade em excesso, relacionada à dermatite seborreica;
  • Reação adversa a medicamentos ou certos tratamentos, como a quimioterapia;
  • Tratamentos de beleza com produtos químicos que agridem o couro cabeludo;
  • Problemas na tireoide;
  • Infecções causadas por fungos ou bactérias, inclusive casos de resistência bacteriana.

Existe tratamento?

Por isso, é sempre indispensável consultar o médico dermatologista ou tricologista (especialista na saúde do cabelo). Mesmo nos casos em que a queda de cabelo é permanente, existem maneiras de minimizar a perda intensa dos fios. 

Certos tratamentos podem incluir o uso de antibióticos específicos e outros medicamentos. Para deficiências nutricionais, a ingestão de suplementos pode ser indicada. Quando o assunto são reparos estéticos, o implante capilar torna-se uma opção para pessoas que sofrem com a calvície

Saiba mais:

Compartilhe  

últimas notícias