Uma nova tendência viral no TikTok está causando preocupação entre especialistas
Manoela Cardozo Publicado em 20/09/2024, às 12h36
Uma nova tendência viral no TikTok está causando preocupação entre especialistas e pais, pois pode colocar crianças em risco de queimaduras graves.
Conforme o Notícias ao Minuto, a prática envolve a recriação da tradicional receita chinesa conhecida como "fruta de vidro" ou Tanghulu, onde frutas são envoltas em uma crosta crocante de açúcar caramelizado.
O problema surge na forma como a receita está sendo adaptada para o micro-ondas, com resultados perigosos. A receita se tornou popular em abril, quando um tutorial ensinando a caramelizar açúcar no micro-ondas se tornou viral na plataforma. O processo envolve misturar açúcar e água e aquecer a mistura em intervalos de 30 segundos, por aproximadamente cinco minutos, até atingir o ponto de fervura.
Apesar do criador do vídeo alertar sobre os riscos de manusear a mistura extremamente quente, diversos relatos indicam que crianças têm se ferido ao tentar preparar a guloseima. Em agosto, o Shriners Children's Hospital, em Boston, nos Estados Unidos, emitiu um alerta sobre o aumento de internações de crianças que sofreram queimaduras ao seguir a tendência.
A cirurgiã Colleen Ryan, que atua no hospital, relatou que atendeu dois casos de crianças gravemente feridas em apenas duas semanas. "Quando o açúcar é aquecido no micro-ondas, ele retém uma quantidade significativa de energia térmica, o que o torna extremamente perigoso", explicou Ryan em um comunicado à FOX News.
"Se derramado, pode causar queimaduras severas, e devido às propriedades térmicas do açúcar, as lesões podem ser mais profundas do que as causadas por líquidos quentes", acrescentou.
As áreas mais afetadas incluem mãos e rosto, onde as queimaduras, apesar de pequenas, tendem a ser profundas. Os especialistas recomendam que os pais instruam seus filhos sobre práticas seguras na cozinha e supervisionem a execução de qualquer receita que envolva calor intenso.
Nos Estados Unidos, e possivelmente em outros países, tem havido um aumento nos casos de queimaduras relacionados à tendência do Tanghulu. "A atividade pode parecer divertida e inofensiva, mas o risco de lesão é real e significativo. Todos precisam estar cientes desse perigo para evitá-lo", alertou a cirurgiã Colleen Ryan.
Leia também
Casal que torturava seus filhos dão detalhes de como faziam as atrocidades
Picanha dispara 43% com avanço das queimadas, revela pesquisa
Aprígio dispara na liderança e se consolida como favorito em Taboão da Serra
Provas do concurso dos Correios já têm data marcada e detalhes importantes revelados
‘Ilha da Tentação’; novo reality de traição estreia no Prime Vídeo e coloca relacionamentos à prova
Os únicos dois lugares no Brasil que não participam das eleições municipais
Após dias gelados, calor intenso retorna a São Paulo antes das eleições
Lula deve sancionar nova lei que aumenta pena para feminicídio
Mark Zuckerberg ultrapassa Jeff Bezos e se torna o 2º homem mais rico do mundo; veja lista
A cada 3 horas, um celular é roubado ou furtado na região de Piracicaba