Diário de São Paulo
Siga-nos
Espaço

NASA divulga cometa verde que poderá ser visto nesta semana no Brasil

Recentemente, o 'viajante' foi descoberto pelo órgão, que trouxe mais informações

A NASA descobriu um cometa que poderá ter maior visibilidade no Brasil a partir do dia 4 de fevereiro. - Imagem: reprodução I G1
A NASA descobriu um cometa que poderá ter maior visibilidade no Brasil a partir do dia 4 de fevereiro. - Imagem: reprodução I G1

Juliane Moreti Publicado em 31/01/2023, às 19h18


Recentemente, a Agência Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) descobriu um cometa verde, C/2022 E3 (ZTF), que passará novamente pela órbita terreste e será visível no Hemisfério Sul a partir do dia 4 de fevereiro, com lentidão e claridade.

De acordo com o Observatório Nacional, em seu ponto mais próximo da Terra, o cometa estará a 42,5 milhões de quilômetros, depois de passar pela constelação Ursa Menor e Ursa Maior. 

O cometa, conforme informações do portal G1, carrega um material volátil, que, próximo do sol, gera um brilho intenso e esverdeado. O rastro deixado forma uma ''mancha leitosa'', que poderá ser visualizado em qualquer local do país, a noite. 

É claro que os cientistas estão de olho na passagem do cometa, já que terá que ser no escuro, sem poluição luminosa e sem a Lua. Por isso, dia 11 de fevereiro, o Observatório Nacional realizará uma live no Youtube, com o título ''Céu: em sua casa: observação remota'', em que astrônomos e profissionais exibirão o cometa C/2022 E3 (ZTF).

cometa-verde-nasa
Cometa verde. Imagem: reprodução I G1 
Compartilhe  

últimas notícias