Diário de São Paulo
Siga-nos
Polêmica nas redes

Campanha da Arezzo estrelada por Jade Picon é detonada na internet; entenda o motivo

A marca elaborou projeto para celebrar seus 50 anos, mas proposta não foi bem recebida pelo público

Influenciadora e youtuber Jade Picon - Imagem: reprodução/Instagram @jadepicon
Influenciadora e youtuber Jade Picon - Imagem: reprodução/Instagram @jadepicon

Mateus Omena Publicado em 28/09/2022, às 15h04


A Arezzo deu o que falar recentemente nas redes sociais ao compartilhar uma campanha de celebração dos seus 50 anos. A marca decidiu exaltar a cultura africana, destacando sua linha de calçados e acessórios com a influenciadora Jade Picon. No entanto, a proposta da companhia foi bastante criticada.

A ex-BBB foi escalada para estampar materiais promocionais de uma sandália inspirada na ancestralidade africana. Os estilistas da marca baiana “Meninos Rei” foram convidados para repaginar as sandálias. Por outro lado, muitas pessoas não reagiram bem à escolha da marca por Jade. Para muitas delas, seria mais coerente a contratação de uma modelo negra para estampar produtos que destacam a cultura africana.

No texto, a empresa diz que a peça traz “elementos da cultura africana, com cores vibrantes e texturas marcantes”.

Em outra foto de Jade, a Arezzo diz: “Os @meninosrei trouxeram o patchwork para a nossa clássica Anabela que confere uma pegada artesanal e super divertida para a sandália. Destaque para o laço em tecido africano que faz alusão aos turbantes usados por mulheres africanas, que representam o poder e a beleza feminina. Uma verdadeira obra de arte”.

A proposta da Arezzo era destacar acessórios de décadas passadas. Para isso, a empresa selecionou outros estilistas do Brasil e outras personalidades, incluindo mulheres negras. Contudo, nas coleções das outras décadas, não há menção à estética africana nas peças.

Esclarecimento

Após a repercussão negativa da campanha, a Arezzo divulgou um posicionamento sobre o caso nesta quinta-feira (28).

A companhia explicou que sua estratégia para a celebração dos 50 anos não tinha o propósito de homenagear mulheres africanas. Veja o posicionamento na íntegra:

Em setembro de 2022, a Arezzo comemorou 50 anos e, entre uma série de iniciativas, convidou 5 novos talentos da moda brasileira para reinterpretar um modelo clássico da marca de cada década.

Uma das marcas colaboradoras deste projeto foi a Meninos Rei, dupla de estilistas pretos e baianos, que recriou um dos modelos mais conhecidos da Arezzo, a sandália Anabella, representada em campanha por duas vozes femininas brasileiras – Clara Buarque, atriz e cantora (filha de Carlinhos Brown) e Jade Picon, influenciadora e atriz.

A coleção e campanha não foram construídas com o tema de homenagem a mulheres africanas, mas de uma representação dos 50 anos da Arezzo, com o DNA criativo de cada marca participante do projeto.

Em toda a campanha de Arezzo 50 anos, estiveram presentes outras mulheres negras, como Sheila Bawar (modelo), Cecilia Chancez (cantora) e Malia (cantora).

Críticas

Compartilhe  

últimas notícias