Diário de São Paulo
Siga-nos
Desespero

Ana Hickmann tem informações pessoais vazadas após ataque hacker na Record

Os vazamentos aconteceram nesta segunda-feira (17)

Ela foi uma das primeiras a sofrer com os invasores digitais - Imagem: reprodução/Twitter @matmazzafera
Ela foi uma das primeiras a sofrer com os invasores digitais - Imagem: reprodução/Twitter @matmazzafera

Thais Bueno Publicado em 17/10/2022, às 17h25


Ana Hickmann foi uma das primeiras vítimas dos ataques hackers sofridos pela Record TV. Isso porque, na manhã desta segunda-feira (17), eles cumpriram a ameaça que fizeram.

Após invadirem os sistemas de transmissão, deram início ao processo de divulgação de conteúdos sigilosos da emissora. Entre os papéis vazados, estão planilha com projeções de faturamento para o ano de 2022 e documentos pessoais dos apresentadores.

Quem se deu mal dessa vez foi a apresentadora Ana Hickmann, que teve o seu passaporte pessoal divulgado na web.

O site Notícias da TV conseguiu acesso à tudo que foi vazado.

Alguns processos trabalhistas que estavam em segredo judicial também foram jogados nas redes sociais, além de e-mails trocados com dúvidas sobre dedução de impostos por parte do governo federal. No geral, foram oito arquivos confidenciais publicados na internet.

Os hackers haviam cobrado da emissora de Edir Macedo um valor inicial de R$ 45 milhões, mas decidiram diminuir a pedida e aceitariam R$ 25 milhões. Contudo, a empresa se recusou a pagar e, dessa maneira, os vazamentos começaram.

O grupo até chegou a se identificar para o público, com o objetivo de mostrar quem são: ALPHV/BlackCat, que desenvolveram um dos melhores ransomwares do mundo (criminosos digitais conseguem se invadir o sistema e bloquear o acesso ao conteúdo digital). 

Eles avisaram que, nos próximos dias, mais vazamentos acontecerão.

Geralmente, os pagamentos desses resgates são feitos por Bitcoin ou Monero, que são moedas digitais que não deixam rastros em caso de investigação.

A Record está tentando encontrar uma maneira de combater os hackers - a área de TI (Tecnologia da Informação) da empresa contratou profissionais renomados para resolver a situação, além de entregar diversas informações ao Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), órgão da Polícia Civil de São Paulo, que já investiga o caso.

Até o momento, a Record não se pronunciou oficialmente.

Além desse ataque mais grave, a emissora de Edir Macedo sofreu novamente com isso no último sábado. No entanto, o outro grupo de invasores digitais apenas tirou alguns sites do ar, o que logo foi resolvido.

O primeiro ataque hacker na empresa aconteceu na noite do dia 7 de outubro, mais especificamente durante a transmissão do programa Domingo Espetacular.

Compartilhe  

últimas notícias