Diário de São Paulo
Siga-nos
Full 5G

5G: entenda o que muda com a chegada da nova tecnologia

A tecnologia 5G começou a ser implantada em diversos países em 2019

A tecnologia 5G começou a ser implantada em diversos países em 2019 - Imagem: reprodução Freepik
A tecnologia 5G começou a ser implantada em diversos países em 2019 - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 27/07/2022, às 19h33


A tecnologia 5G começou a ser implantada em diversos países em 2019. Aqui no Brasil,há previsão de cobertura para as capitais até setembro deste ano. Entretanto, essa é apenas a primeira etapa do processo de implantação que deve ocorrer nos próximos anos. 

Mas afinal, o que é 5G?  

Primeiro, é importante entender do que se trata a nova tecnologia. De forma objetiva, o 5G é a nova geração de internet móvel. É importante destacar que essa tecnologia representa muito mais que uma velocidade maior de conexão com a internet, pois suas características trarão mudanças fundamentais na forma como a sociedade se comunica.

Com ele, será possível conectar diferentes objetos à internet e ao mesmo tempo, viabilizar a integração entre dispositivos: automóveis, celulares, eletrodomésticos, sistemas de monitoramento, drones, maquinários, e muito mais.

A tecnologia, por exemplo, permite que múltiplos dispositivos se conectem ao mesmo tempo, estimado em 1 milhão por quilômetro quadrado.

E o que isso muda?

Além de velocidade ultrarrápida para baixar e enviar arquivos, espera-se que o 5G traga a redução do tempo de resposta entre diferentes dispositivos, conexões mais estáveis, além de avanços de tecnologias como carros que dirigem sozinhos e a possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo, como: celular, carro, semáforo, relógio.

Uma preocupação que pode surgir entre os consumidores é com relação ao preço e se a nova tecnologia ficará mais cara para os usuários. Em entrevista à CNN, o conselheiro e vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira,“a tecnologia não será mais cara aos usuários [que já possuem 4G]”.

No entanto, para os usuários, o especialista em Tecnologia, Inovação e Tendências Arthur Igreja diz que é fundamental mudar os aparelhos.

“Não é só a habilitação do sinal que causará alguma transformação, pois por ser uma banda diferente demanda também antena e processamento diferentes. Então, para que o usuário perceba qualquer mudança é preciso ter um celular habilitado para o 5G”.

Qual celular pode usar o 5G?

Diante das novidades, você talvez se pergunte se seu celular é compatível com essa tecnologia. Portanto, confira aqui uma lista do Oficina da Net, com todos os modelos compatíveis com o sistema disponíveis no Brasil.

Novidades

Além disso, a respeito das recentes notícias envolvendo a implementação da nova conexão no país, nesta quarta-feira (27), a Anatel informou que Rio de Janeiro,São Paulo,Curitiba, Goiânia e Salvador devem ser as próximas capitais a receber o 5G. No entanto, de acordo com o conselheiro da Agência, Moisés Moreira, ainda não há uma data definida para liberação. Leia mais aqui. 

Compartilhe  

últimas notícias