Diário de São Paulo
Siga-nos
Universidades

Sisu 2023: inscrições para o programa abrem nesta quinta-feira; confira o passo a passo

No Sisu, o aluno utiliza a nota do Enem para tentar ingressar em uma universidade pública

Sisu 2023: inscrições para o programa abrem nesta quinta-feira; confira o passo a passo de como fazer - Imagem: divulgação
Sisu 2023: inscrições para o programa abrem nesta quinta-feira; confira o passo a passo de como fazer - Imagem: divulgação

Nathalia Jesus Publicado em 16/02/2023, às 09h00


O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta quinta-feira (16) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2023 para alunos que prestaram Enem em novembro de 2022 e buscam uma vaga em universidades públicas.

O candidato pode fazer a sua inscrição de maneira gratuita através do site sisu.mec.gov.br. Cada aluno pode escolher até duas opções de curso para cadastrar a sua nota do Enem. É possível mudar as opções enquanto as inscrições ainda estiverem abertas.

Nesta edição, as inscrições do Sisu ficam abertas até dia 24 de fevereiro. Os resultados serão divulgados no dia 28 de fevereiro.

Como se inscrever no Sisu?

  • No site do Sisu, procure pela opção "Fazer inscrição". Em seguida, selecione "Entrar com gov.com ou Fazer cadastro";
  • Na seção "Minha inscrição", é possível escolher as duas opções de curso. Clique em "Fazer inscrição na opção 1";
  • No site também é possível buscar as vagas pelo nome das instituições, do município e do curso na barra de pesquisa;
  • Assim que clicar no curso de preferência, é possível visualizar mais detalhes e as modalidades de inscrição. Depois que selecionar a que melhor se encaixa com o seu perfil, selecione "Escolher essa modalidade";
  • Após a escolha das duas opções, clique em "Confirmar minha inscrição".

Todas as informações sobre a inscrição pode ser acompanhada no setor "Minha inscrição". Mesmo após a confirmação é possível mudar as opções de curso durante todo o período em que as inscrições estiverem abertas, baste seguir os mesmo passos.

Como funciona o Sisu?

Segundo informações do O Globo, dentro do site do Sisu é possível ver todas as universidades públicas que estão inscritas no programa e a quantidade de vagas ofertadas para os cursos.

A quantidade de vagas é baseada na Lei de Cotas (Lei 12.711/2012). Algumas universidades adotam como ações afirmativas cotas específicas para cadidatos que se encaixam em um determinado grupo. Outras atribuem um bônus na nota do candidato.

Nota de corte

É importante entender que alguns cursos exigem um peso maior em algumas disciplinas, a depender das matérias que tem mais familiaridade com o curso. Por exemplo, para aqueles que optam pelo curso de Engenharia, a nota em Matemática terá um peso maior na inscrição. 

Algumas universidades também exigem uma nota mínima em determinada disciplina para que o candidato consiga a vaga. O curso de Medicina da USP, por exemplo, pode exigir que a nota média mínima do candidato em Ciências da Natureza seja acima de 500 pontos.

Em suma, a nota de corte é a menor nota possível para ficar dentro do número de vagas disponíveis, ou seja, ela vai depender da nota do candidato que está com a última vaga disponível. Por exemplo, se o curso de Jornalismo tem 20 vagas disponíveis e o candidato que ocupa a 20° vaga tem uma média de 700 pontos, a nota de corte daquele curso naquela universidade é 700.

As notas de corte são divulgadas diariamente a partir do segundo dia de inscrições. É responsabilidade do aluno traças estratégias para ver se vale a pena trocar o curso ou a instituição para garantir uma vaga no ensino superior.

A nota de corte não garante vaga, mas dá um demonstrativo de como está a disputa pelo curso ao longo dos dias. Ela também é muito volátil, pode ser que vários candidatos se inscrevam para um determinado curso por conta da baixa nota de corte e ela aumentar de um dia para o outro. Fique atento!

Compartilhe  

últimas notícias