Diário de São Paulo
Siga-nos

Setor de tecnologia de informação tem vagas abertas em SP; confira cursos e onde achar trabalho na área

São Paulo conta com vagas em cursos profissionalizantes e de preparação para o mercado de trabalho em áreas onde estão sobrando vagas, como no setor de

Setor de tecnologia de informação tem vagas abertas em SP; confira cursos e onde achar trabalho na área
Setor de tecnologia de informação tem vagas abertas em SP; confira cursos e onde achar trabalho na área

Redação Publicado em 19/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 07h28


São Paulo conta com vagas em cursos profissionalizantes e de preparação para o mercado de trabalho em áreas onde estão sobrando vagas, como no setor de tecnologia de informação e comunicação, conhecido como TI.

O setor teve expansão na pandemia, com geração de 435 mil novos postos de trabalho no estado – um crescimento de 727% em comparação com 2020. A capital paulista concentra 4 em cada 10 vagas.

Confira iniciativas em que é possível estudar e se preparar para as novas vagas:

  • Centro Paula Souza

De acordo com especialistas do Centro Paula Souza (CPS), a demanda por profissionais da área de tecnologia da informação e comunicação (TIC) é grande e a expectativa é de que continue crescendo nos próximos anos. O CPS oferece uma série de cursos em nível técnico e superior de tecnologia para quem quer se preparar para atuar nesse ramo. O ingresso é feito por meio de processos seletivos semestrais. As informações estão disponíveis no site cps.sp.gov.br.

Para decidir pela opção que atende melhor cada perfil, é necessário entender a diferença entre os dois níveis:

– Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) têm duração de dois a quatro semestres e formam profissionais em nível médio. As Etecs oferecem formação técnica para quem está matriculado a partir da segunda série do Ensino Médio e ensino integrado para concluintes do Ensino Fundamental.

– Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatec) contam com uma carga horária maior, de dois a três anos de estudos. Ao final, o tecnólogo recebe um diploma de nível superior. As Fatecs solicitam Ensino Médio completo ao aluno ingressante.

  • Etecs (são 223 unidades no estado)

O processo seletivo para o 1º semestre de 2022 ofereceu um total de 84,7 mil vagas, sendo que cerca de 12,8 mil vagas na área de TIC. Dos 200 cursos técnicos oferecidos nas Etecs, 18 são relacionados a TIC, além de uma especialização técnica:
● Desenvolvimento de Sistemas
● Desenvolvimento de Sistemas Online
● Ensino Médio com Habilitação Técnica em Desenvolvimento de Sistemas – Novotec integrado
● Ensino Médio com Habilitação Técnica em Informática para Internet – Novotec integrado (M-tec – PI)
● Ensino Médio com Habilitação Técnica em Informática – Novotec integrado
● Ensino Médio com Habilitação Técnica em Desenvolvimento de Sistemas – Novotec integrado – MTec-N
● Ensino Médio com Habilitação Técnica em Informática Para Internet – Novotec integrado
● Ensino Médio com Habilitação Técnica em Desenvolvimento de Sistemas – AMS
● Ensino Médio com Habilitação Técnica em Desenvolvimento de Sistemas – Novotec integrado (M-tec – PI)
● Ensino Médio com Habilitação Técnica em Programação de Jogos Digitais – Novotec integrado (M-tec – PI)
● Ensino Médio com Habilitação Técnica em Programação de Jogos Digitais – Novotec integrado
● Informática
● Desenvolvimento de Sistemas (com até 20% online)
● Manutenção e Suporte em Informática
● Informática para Internet
● Redes de Computadores
● Programação de Jogos Digitais
● Telecomunicações
● Desenvolvimento de Aplicativos para Smartphones (especialização técnica)

  • Ensino Técnico

Os cursos técnicos têm duração de dois a quatro semestres e formam profissionais em nível médio. Para ingressar, o candidato precisa estar matriculado a partir da segunda série ou já ter concluído o Ensino Médio.

  • Novotec Integrado – Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional

É composto por três séries anuais, com aulas em meio período ou em tempo integral. A grade curricular mescla disciplinas da base nacional comum ao Ensino Médio com componentes do Ensino Técnico. Ao completar as três séries, o aluno terá concluído o Ensino Médio e obterá o diploma de Técnico, que lhe dará o direito de exercer a habilitação profissional e de prosseguir os estudos no nível da Educação Superior. Para ingresso, o candidato precisa ter concluído o Ensino Fundamental.

  • Ensino Médio com Articulação dos Ensinos Médio -Técnico e Superior (AMS)

Nesta modalidade o estudante poderá completar em cinco anos os Ensinos Médio, Técnico e superior Tecnológico – atualmente, são necessários seis anos. Para ingresso, o candidato precisa ter concluído o Ensino Fundamental.

  • Fatecs

Oferecem cursos superiores gratuitos com duração média de três anos. O ingresso ocorre semestralmente por meio de processo seletivo. São 74 Fatecs administradas pelo CPS no Estado. Para o primeiro semestre de 2022, o processo seletivo ofereceu um total de 17,4 mil vagas, sendo que cerca de 5,1 mil vagas estão na área de TIC. Dos 84 cursos de graduação tecnológica oferecidos nas Fatecs, 14 fazem parte do setor de TIC.

  • Governo do estado

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico informa que possui 4 programas que oferecem cursos voltados para qualificação na área de tecnologia da informação e programação, sendo eles:

  • Via Rápida

No programa Via Rápida está disponibilizado o SP TECH Virtual, com os cursos: Banco de Dados, Desenvolvimento Mobile, Desenvolvimento Web e Lógica de Programação. São cursos autoinstrucionais com 80h de duração e para se inscrever basta acessar o site www.cursosviarapida.sp.gov.br, buscar por “cursos virtuais” e se matricular. Ao se inscrever o aluno já começa o curso em poucos minutos (o acesso é enviado por e-mail).

  • Via Rápida Virtual

São cursos junto com a UNIVESP, de 80 horas. Além disso, nas redes sociais e no site do Novotec, jovens até 24 anos podem ficar atentos à abertura de inscrições dos cursos do Novotec Expresso no final deste mês, oferecidos por parceiros como Centro Paula Souza e SENAC, gratuitos e na versão presencial. Inscrições no site: www.cursosviarapida.sp.gov.br.

  • Novotec Expresso

No Novotec Expresso há cursos de 120 horas, presenciais, com inscrições no final de janeiro de Jogos Digitais; Criação de Sites; Marketing Digital e Vendas em Redes Sociais; Edição de Vídeo para Youtube; Desenvolvimento em Java; Banco de Dados. Inscrições em: www.novotec.sp.gov.br

  • Minha Chance

Há também os cursos do Minha Chance em parceria com a Big Rechs, que devem abrir inscrições em fevereiro, com aulas de tecnologia junto com empresas que empregam. Inscrições em: www.minhachance.sp.gov.br

  • Prefeitura

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), informa que os Telecentros e Fab Labs possuem um calendário de cursos gratuitos.

Maior rede mundial de laboratórios públicos de fabricação digital, a rede Fab Lab Livre SP disponibiliza acesso e capacitações em equipamentos e tecnologias de ponta, como programação, impressoras 3D, fresadoras, cortadoras a laser, robótica, Arduino, eletrônica e soldagem, entre outros, além do desenvolvimento e orientação de projetos. Calendário completo e inscrições pelo site: https://www.fablablivresp.prefeitura.sp.gov.br/cursos/lista.

Os Telecentros são a porta de entrada do universo digital, e oferecem uma série de atividades voltadas ao letramento e à inclusão digital, uso de redes sociais, educação, edição de imagem e texto, uso de smartphones e aplicativos, entre outros. A lista completa de janeiro está disponível no site. Também é possível ligar para o telefone 156 e obter informações sobre a unidade mais próxima e o curso desejado.

  • Vai Tec

A Prefeitura de São Paulo está com inscrições abertas para o Vai Tec, processo de aceleração e mentorias para negócios inovadores das periferias da Capital. Durante a sétima edição do programa, 24 projetos receberão um acompanhamento completo, repleto de atividades e recursos financeiros, por um período de seis meses. O Vai Tec é uma iniciativa da Ade Sampa, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. As inscrições podem ser feitas até 15 de fevereiro pelo link: www.adesampa.com.br/vaitec7

A etapa de aceleração tem duração de seis meses e os projetos escolhidos contarão com assessorias personalizadas de acordo com a necessidade do empreendimento, além de rede de contatos e acesso a eventos, mentorias, conteúdos e recursos de parceiros do programa. Além disso, cada projeto irá receber um apoio financeiro de R$ 39.600,00.

  • Starti

A Fundação Paulistana de São Paulo oferece o curso profissionalizante StarTI, com público–alvo de jovens de 15 a 29 anos, preferencialmente mulheres e pessoas negras. No ano passado, 883 alunos se formaram em cursos voltados para o setor de Tecnologia e Computação.Os cursos têm 160 horas de carga horária e são ministrados em três unidades do Instituto da Oportunidade Social, na zona norte, em Santana, e também na zona sul, nos bairros Jd. Ângela e Santo Amaro.

  • Portal do Cate

O Portal do Cate oferece cursos com certificação que são gratuitos, entre eles, Introdução do uso de banco de dados e SQL; edição de imagens, introdução à lógica de programação, entre outros. Para conferir, é preciso acessar: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/tecnologia/.

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias