Diário de São Paulo
Siga-nos
Vocabulário Brasileiro

Nova palavra é incluída no vocabulário da Academia Brasileira de Letras

A Academia Brasileira de Letras divulgou no início da semana a inclusão desta palavra, em uma rede social

A Academia Brasileira de Letras divulgou no início da semana a inclusão desta palavra, em uma rede social - Imagem: Reprodução/Instagram @abletras_oficial
A Academia Brasileira de Letras divulgou no início da semana a inclusão desta palavra, em uma rede social - Imagem: Reprodução/Instagram @abletras_oficial

Ana Rodrigues Publicado em 27/10/2023, às 12h55


A Academia Brasileira de Letras (ABL) incluiu a palavra "dorama" no seu vocabulário. O vocábulo se refere às séries asiáticas que se popularizaram no Brasil nos últimos anos e arrebataram uma legião de fãs.

Imagem: Reprodução/Instagram @abletras_oficial
Imagem: Reprodução/Instagram @abletras_oficial

Segundo o G1, a origem vem do japonês "dorama". Como os japoneses não conseguem pronunciar o encontro consonantal (quando duas consoantes aparecem juntas na palavra) em "drama", eles acrescentam uma vogal - no caso, a letra "o", virando "dorama".

A ABL publicou, no início da semana, em uma rede social:

Dorama: substantivo masculino. Obra audiovisual de ficção em formato de série, produzida no leste e sudeste da Ásia, de gêneros e temas diversos, em geral com elenco local e no idioma do país de origem".

A academia ainda explicou que os doramas foram criados no Japãona década de 1950 e se expandiram para outros países asiáticos, adquirindo características e marcas culturais próprias de cada território.

E acrescentou que, para identificar o país de origem, também são usadas denominações específicas, como, os estrangeirismos da língua inglesa, por exemplo, J-Drama para doramas japoneses, K-Drama para os coreanos, C-Drama para os chineses.

A Academia Brasileira de Letras oficializa palavras ou expressões que passam a ser usadas com frequência no país e as incorpora ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp).

Confira a publicação com a nova palavra:

Compartilhe  

últimas notícias