Diário de São Paulo
Siga-nos
Importante!

Ministério da Educação suspende a implementação do novo ensino médio por 60 dias

A portaria do MEC foi divulgada nesta quarta-feira (05)

Ministério da Educação suspende a implementação do novo ensino médio por 60 dias - Imagem: divulgação / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Ministério da Educação suspende a implementação do novo ensino médio por 60 dias - Imagem: divulgação / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Nathalia Jesus Publicado em 05/04/2023, às 11h13


O Ministério da Educação decidiu suspender por 60 dias a implementação do cronograma do novo ensino médio. A portaria que autorizou a decisão foi publicada nesta quarta-feira (05) no Diário Oficial da União.

A suspensão foi divulgada após a conclusão de uma consulta pública para avaliar e reestruturar a política nacional promovida pelo governo federal. O prazo passa a valer a partir de hoje, segundo informações do UOL.

Dentro do contexto geral, o anuncio ocorre após uma reunião entre o ministro Camilo Santana e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No encontro, o chefe do MEC afirmou ter abordado diversas questões com o presidente, como programas de alfabetização e escolas em tempo integral.

Em um pronunciamento feito na última terça-feira (04), Camilo Santana explicou que houve muita reclamação durante o processo de implementação do cronograma nas escolas.

"O processo da implantação [do novo ensino médio] foi atropelado e há uma reclamação muito forte dos setores. Vamos manter o diálogo."

O ministro também justificou que a suspensão da implantação do novo ensino médio é necessária para analisar melhor os problemas apontados por especialistas na reforma. Após essa análise, uma decisão definitiva a respeito do projeto será tomada, de acordo com Santana.

"Avaliamos que houve erro na condução da execução [da reforma]. Não houve orientação, não houve formação de professores, nem adaptação para infraestrutura das escolas. Não se faz uma mudança no ensino de uma hora para outra. Faltou diálogo e eu como governador senti isso à época."

A reforma no ensino médio foi aprovada como uma medida provisória ainda em 2017, no governo Temer (MDB).

O texto previa a implementação do novo sistema em todos os anos do ensino médio até 2024. Avaliações como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Enem também passariam por alterações durante esse processo.

Compartilhe  

últimas notícias