Diário de São Paulo
Siga-nos
Enem 2023

Inscrições para reaplicação do Enem 2023 começam nesta segunda-feira (13)

As provas da reaplicação do Enem serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro

As provas da reaplicação do Enem serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro - Imagem: Reprodução/Instagram @cursoenemgratuito
As provas da reaplicação do Enem serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro - Imagem: Reprodução/Instagram @cursoenemgratuito

Ana Rodrigues Publicado em 13/11/2023, às 08h00


Nesta segunda-feira (13), começam as inscrições para os estudantes que farão as provas do Enem 2023 nos dias 12 e 13 de dezembro. Nesta situação, encaixam-se as prejudicadas pela marcação do exame a mais de 30 km de sua residência e os que pediram a remarcação.

Segundo a Folha de São Paulo, cerca de 50 mil inscritos foram alocados em pontos distantes das suas casas e terão a oportunidade de fazer as provas em dezembro. Após a divulgação dos locais de prova, surgiu muitas reclamações de estudantes.

Já os participantes que sofreram com alguma doença infectocontagiosa ou foram prejudicados por problemas logísticos nos dois dias de provas originais (5 e 12 de novembro) também poderão fazer o pedido formal pelo sistema do Inep. Eles terão que fazer seus pedidos para análise na página do participante, onde haverá uma aba específica para isso.

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), que organiza o exame, os problemas de saúde que dão direito à reaplicação da prova são as doenças infectocontagiosas como tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites como varíola, mpox (varíola dos macacos), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19.

Porém, para que haja a análise do instituto, o estudante deverá inserir um documento que comprove a doença quando for fazer pedido de reaplicação na página do participante.

Já com os problemas logísticos listados são: desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.

As inscrições podem ser feitas até sexta-feira desta semana (17).

Compartilhe  

últimas notícias