Diário de São Paulo
Siga-nos
Enem 2023

Redação Enem 2023: confira qual o foi o tema deste ano

Primeiro dia de aplicação acontece neste domingo (05), para quase 4 milhões de estudantes

Redação Enem 2023: confira qual o foi o tema deste ano - Imagem: reprodução Freepik
Redação Enem 2023: confira qual o foi o tema deste ano - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 05/11/2023, às 14h19


O primeiro dia da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 acontece neste domingo (05) com provas de linguagens e ciências humanas. Além das questões, os participantes produziram um texto dissertativo-argumentativo, a famosa redação.

Como todos os anos, a expectativa é sempre grande para qual tema será abordado no texto e neste ano não foi diferente. O tema da redação do Enem 2023 foi: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".

Em 2022, o tema foi os "desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil" e cerca de 2,4 milhões compareceram ao primeiro dia de prova.

Vale lembrar que as redações do Enem são avaliadas de acordo com cinco competências e a nota pode chegar a 1.000 pontos. Com base nas regras do exame, os estudantes podem zerar a redação por fuga ao tema, texto com extensão total de até sete linhas, falta de obediência à estrutura dissertativo-argumentativa, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto e desrespeito à seriedade do exame.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a avaliação das redações pode passar por até quatro correções para o cálculo da média final. A análise dos textos é feita por profissionais selecionados que atendem a critérios de formação, como graduação em letras e linguística, e continuada, com exigência mínima de mestrado para as funções de supervisor e subcoordenador.

Compartilhe  

últimas notícias