Diário de São Paulo
Siga-nos

Enem 2025: candidatos que perderam o primeiro dia de prova terão nova chance em dezembro

Reaplicação será concedida a quem faltou por problemas de saúde ou falhas logísticas; solicitação deve ser feita entre 17 e 21 de novembro

Candidatos poderão realizar prova em dezembro caso justifiquem as faltas - Imagem: Alisson Sales | Folhapress
Candidatos poderão realizar prova em dezembro caso justifiquem as faltas - Imagem: Alisson Sales | Folhapress

Lívia Gennari Publicado em 09/11/2025, às 15h31


Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem 2025 que não compareceram ao primeiro dia de provas, realizado neste domingo (9), terão uma nova oportunidade de participar da avaliação.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) permitirá que o exame seja reaplicado nos dias 16 e 17 de dezembro, mas é necessário solicitar o pedido entre 17 e 21 de novembro, por meio da Página do Participante.

A reaplicação é voltada a quem enfrentou problemas de saúde ou falhas logísticas no dia da prova. Estão incluídos casos de doenças infectocontagiosas, tais como: covid-19, tuberculose, meningite, varíola, sarampo, rubéola e influenza. Além disso, a reaplicação também vale em caso de ocorrências como falta de energia elétrica, enchentes, bloqueios nas vias de acesso e outros desastres naturais que tenham impedido o deslocamento dos participantes ou o funcionamento normal dos locais de prova.

Para justificar a ausência por motivo de saúde, o candidato deve apresentar documentos comprobatórios, como atestados e exames médicos, que serão avaliados pelo Inep. Já nos casos de falhas estruturais ou situações externas, a análise será feita automaticamente pelo órgão, com base nas informações repassadas pelos aplicadores e coordenadores de prova.

É importante destacar que os candidatos que tiveram problemas logísticos precisam comparecer normalmente ao segundo dia do Enem, no domingo seguinte (17 de novembro). Nessa situação, a reaplicação valerá apenas para a primeira etapa, com as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Já aqueles que ficaram afastados por motivo de saúde poderão realizar as duas provas em dezembro.

O Inep reforça que não serão aceitas justificativas genéricas ou de caráter pessoal, como atraso, perda de transporte ou esquecimento do documento de identificação. Apenas situações comprovadas e previstas no edital serão analisadas.

O instituto também alerta que o cronograma de resultados seguirá o mesmo para todos os participantes, incluindo os que farão as provas em dezembro. Isso significa que as notas da reaplicação serão divulgadas junto com as demais, permitindo que esses candidatos participem normalmente das etapas do Sisu, Prouni e Fies em 2026.


últimas notícias