Diário de São Paulo
Siga-nos
Enem 2023

Após vazar fotos do caderno de questões no Enem, PF toma atitude

Foram identificadas pelo menos oito pessoas responsáveis pelo crime

Após vazar fotos do caderno de questões no Enem no primeiro domingo, PF aumenta suas forças de monitoramento - Imagem: Reprodução Pexels
Após vazar fotos do caderno de questões no Enem no primeiro domingo, PF aumenta suas forças de monitoramento - Imagem: Reprodução Pexels

Milleny Ferreira Publicado em 13/11/2023, às 11h12


A Polícia Federal intensificou seu monitoramento durante a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste segundo domingo (12) de provas. A última fase do Enem de 2023 ocorreu em todo o Brasil com mais de 3,9 milhões de inscritos. A intenção da PF é impedir que aconteçam irregularidades e garantir a seriedade do teste.

Esta mesma operação de segurança para aplicação da prova identificou oito pessoas que divulgaram imagens dos Cadernos de Questões durante as provas do primeiro domingo, aplicadas em 5 de novembro.

De acordo com o portal Metrópoles, as fotografias foram detectadas por meio de monitoramento do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que prontamente acionaram a Polícia Federal para investigar tais irregularidades.

A Polícia Federal identificou e realizou um momento de conversa com as pessoas que cometeram as irregularidades para entender o que exatamente aconteceu e porque aconteceu, as fotos vazadas foram das cidades de Caruaru (PE), Natal (RN), Cornélio Procópio (PR) e Brasília (DF). Além disso, ainda são realizadas diligências no Rio Grande do Sul e no Ceará. A operação também apreendeu materiais com suspeita de uso para aplicação de fraude ao exame em Maceió (AL) e Vitória da Conquista (BA).

As empresas responsáveis pelo gerenciamento das mídias sociais foram oficializadas para preservar as imagens das provas e auxiliar com o rastreamento das postagens.

Nos estados, o monitoramento da Operação Enem 2023 é feito pelas forças de segurança, por suas respectivas secretarias de segurança pública ou estruturas similares. Cada órgão atua dentro da sua atribuição legal.

Compartilhe  

últimas notícias