Diário de São Paulo
Siga-nos
Dicas

Preparação para o Enem 2023: confira estratégias e dicas para um bom desempenho nas provas

Professor dá dicas para estudantes que estão na reta final

Preparação para o Enem 2023: Confira estratégias e dicas para um bom desempenho nas provas - Imagem: Reprodução/ Flickr - Brenda Rocha
Preparação para o Enem 2023: Confira estratégias e dicas para um bom desempenho nas provas - Imagem: Reprodução/ Flickr - Brenda Rocha

Gabrielly Bento Publicado em 31/10/2023, às 18h26


À medida que se aproximam as datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os dias 5 e 12 de novembro, estudantes de todo o Brasil intensificam sua preparação para esse momento. Com a reta final se aproximando, é comum sentir a pressão e a ansiedade crescendo.

Para auxiliar os estudantes nesse período decisivo, o professor e coordenador pedagógico do Elite Rede de Ensino, do Grupo Salta Educação, Judson Bernardino, destaca algumas estratégias vitais para realizar o exame com confiança e fazer uma boa prova.

Foco nos erros de atenção:

Faltando uma semana para as provas, é inviável revisar todo o conteúdo. Por isso, direcione seu foco para uma revisão mais seletiva e use todo estudo feito ao longo do ano, concentrando-se nos tópicos mais recorrentes.

Refazer questões de exames anteriores é uma estratégia recomendada, dando ênfase à identificação de erros de atenção, já que são relativamente fáceis de resolver, garantindo o maior número possível de respostas corretas nas áreas em que você já possui conhecimento. Este é um método para manter a pontuação no TRI (Teoria de Resposta ao Item), usada para calcular a nota do Enem.

Inicie pela redação:

No primeiro dia de prova, a sugestão é iniciar pela leitura do tema da redação e dos textos de apoio, calculando um bom tempo para desenvolvê-la. Se estiver facilidade com o tema, comece a elaborar o rascunho. Caso não tenha conhecimento sobre o assunto, explore as demais questões, sem esquecer do tema, pois alguma questão poderá fornecer argumentos para a redação.

Leitura dinâmica de toda a prova:

Adote uma estratégia dinâmica para o exame, lendo e respondendo primeiro às questões mais fáceis para você. Identifique as questões de média e alta dificuldade, marcando-as para revisão posterior. Concentre-se em garantir respostas corretas nas questões mais simples, o que é essencial para um bom desempenho no TRI.

Checklist para o dia da prova:

Prepare uma lista com todos os itens essenciais para o dia do exame: documento oficial com foto, cartão de inscrição, caneta esferográfica transparente de cor preta, água e um lanche.

Além disso, não se esqueça de usar uma roupa confortável e verifique todos os itens com antecedência, garantindo que nada seja esquecido. E o mais importante: esteja atento ao horário de fechamento dos portões para evitar contratempos.

Compartilhe  

últimas notícias