Diário de São Paulo
Siga-nos
Compromisso nacional

88% dos municípios brasileiros aderiram à política de alfabetização

Os dados vieram de um balanço do Ministério da Educação

88% dos munícipios brasileiros aderiram à política que visa recuperar os retrocessos na formação. - Imagem: reprodução I Freepik
88% dos munícipios brasileiros aderiram à política que visa recuperar os retrocessos na formação. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 24/07/2023, às 14h51


Após quatro semanas do lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, ao todo, 88% dos munícipios brasileiros aderiram à política que visa recuperar os retrocessos na formação, focado na alfabetização.

Para isso, o presidente Lula (PT), disse que o Governo Federal investirá R$ 3 bilhões durante 4 anos para assegurar que 100% das crianças estejam alfabetizadas ao fim do segundo ano do Ensino Fundamental.

''Quando uma pessoa se alfabetiza, tem chance de renda duas vezes maior, mais chance de conseguir trabalho e até condição de ter saúde melhor quando é alfabetizada'', disse o presidente, ao revelar possíveis resultados.

Com isso, dados do Ministério da Educação (MEC) mostram que as regiões Nordeste e Centro-Oeste lideram a participação, com 98% dos municípios, enquanto Norte, Sul e Sudeste fecharam com a adesão em 94%, 80%, e 77%, respectivamente. 

Para as ações, alguns critérios serão analisados, de acordo com informações do portal do governo: proporção de crianças não alfabetizadas; características socioeconômicas, étnicos-raciais e de gênero; e crianças que compõe o público-alvo da educação especial inclusiva.

% adesão de muniípios  por Unidade Federativa 

adesao-politica-alfabetizacao
% adesão de municípios à política de afabetização por Unidade Federativa. Imagem: reprodução I Gov.br 
Compartilhe  

últimas notícias