Diário de São Paulo
Siga-nos

1º dia de aulas presenciais na Unicamp tem alunos com máscaras mesmo ao ar livre e aviso sobre distanciamento social

A volta dos alunos às aulas presenciais nos campi da Unicamp nesta segunda-feira (14), esperada há dois anos por causa da pandemia da Covid-19, foi marcada

1º dia de aulas presenciais na Unicamp tem alunos com máscaras mesmo ao ar livre e aviso sobre distanciamento social
1º dia de aulas presenciais na Unicamp tem alunos com máscaras mesmo ao ar livre e aviso sobre distanciamento social

Redação Publicado em 14/03/2022, às 00h00 - Atualizado às 12h26


volta dos alunos às aulas presenciais nos campi da Unicampnesta segunda-feira (14), esperada há dois anos por causa da pandemia da Covid-19, foi marcada pela escolha de ter uma maior proteção contra o vírus. Apesar do uso de máscaras ao ar livre ter sido desobrigado pelo governo estadual, e adotado pelas prefeituras, a maioria dos estudantes preferiu manter os rostos com máscara em todos os ambientes.

A reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, passou a manhã no campus da metrópole e acompanhou algumas das atividades da programação especial na acolhida aos alunos novos e antigos – veja lista de atividades abaixo.

Alunos relataram a necessidade de terem tomado ao menos a primeira dose da vacina para realizar a matrícula. Só este ano, 3.559 ingressaram, e o total chega a 20 mil.

A Unicamp divulgou as medidas que adota nesse processo para reduzir as chances de contágio. Uma faixa na recepção dos alunos deixa claro a exigência do distanciamento social seguro – será de 1 metro nas salas de aula. O uso de máscaras segue obrigatório nos espaços internos – os modelos exigidos são ou o de três camadas (cirúrgico) ou o PFF2.

A instituição também havia informado que entregaria essas máscaras para todos os integrantes da comunidade acadêmica, assim como distribuir álcool em gel. No entanto, essa movimentação não foi percebida na abertura oficial, no Centro de Convenções.

Nesta manhã, a coordenadora geral da universidade, Maria Luiza Moretti, e o pró-reitor de graduação, Ivan Toro, esclareceram, em coletiva de imprensa, a importância da adoção de medidas para que o controle da pandemia se mantenha. Sobre a distribuição de máscaras e álcool, Toro disse que será feita, sim, e diretamente nos institutos.

“Serão duas máscaras por dia (modelo três camadas cirúrgico) ou uma máscara PFF2. Enquanto for necessário, distribuiremos. O álcool em gel estará em todos os lugares que os alunos frequentam”, afirmou.

Faixa na Unicamp lembra distanciamento social para retomada das aulas presenciais na pandemia, em Campinas — Foto: Giuliano Tamura/EPTV

Faixa na Unicamp lembra distanciamento social para retomada das aulas presenciais na pandemia, em Campinas — Foto: Giuliano Tamura/EPTV

A Unicamp segue o determinado pelo governo estadual em relação à flexibilização do uso de máscaras em ambientes externos, mas informou que a liberação nos ambientes internos será algo analisado dentro dos campi independentemente da decisão estadual.

“Vamos manter as máscaras, até que nós tenhamos uma segurança de que a circulação viral está bastante baixa e que a imunização está sendo efetiva na prevenção de novos casos. Nós não temos um prazo hoje pré-determinado do tempo que iremos manter a máscara dentro dos ambientes”, disse a coordenadora geral.

A instituição foi a primeira universidade pública do Brasil a interromper as aulas presenciais na pandemia. A retomada de todos os alunos às salas, laboratórios e demais estruturas ocorre mediante cumprimento de protocolos sanitários.

“O que exigimos dentro do campus é a vacinação obrigatória a todos para se estar presente dentro do campus”, completou Maria Luiza.

.

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias