Impacto para empresas e mercado econômico brasileiro em análise

Gabriela Thier Publicado em 14/10/2024, às 14h55
O Supremo Tribunal Federal (STF) ratificou, de forma unânime, a continuidade das alíquotas de 0,65% para o Programa de Integração Social (PIS) e de 4% para a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) aplicadas às receitas financeiras, vigentes desde 2015.
O ministro Cristiano Zanin, relator do caso, sustentou que o decreto nº 11.374 de 2023 não compromete a segurança jurídica, afastando a necessidade de cumprimento do princípio da anterioridade.
Este princípio estipula um prazo de carência de 90 dias ou um ano para a efetivação de aumento tributário após uma redução prévia. A Corte plena concordou com a posição de Zanin. Além disso, o STF também está analisando a validade das medidas adotadas pela União em relação aos créditos relacionados à chamada "tese do século".
Leia também

Indicado por Orlando Morando à Faculdade de Direito é alvo do Gaeco por corrupção e lavagem de dinheiro

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

A Soberania Começa em Casa

EXPLÍCITO: MC Mirella apela com vídeo de sexo para promover OnlyFans; assista

VÍDEO: Mulher cai entre trem e plataforma durante superlotação na Linha 9-Esmeralda

Governo mira a própria militância e ignora os interesses estratégicos do Brasil

VÍDEO: Homem tenta estuprar nutricionista dentro de apartamento na Grande São Paulo

Pagamento do Bolsa Família em junho já tem data marcada; veja calendário

Alcolumbre reage a pressão por CPMI do Banco Master: "Palanque eleitoral"

O impacto dos Influenciadores Digitais nas decisões de compra