Diário de São Paulo
Siga-nos
Benefícios

Saiba tudo sobre o Cadastro Único

Pelo Cadastro Único o governo federal acompanha todas as famílias de baixa renda que tem a necessitam dos benefícios e dos serviços sociais

Pelo Cadastro Único o governo federal acompanha todas as famílias de baixa renda que tem a necessitam dos benefícios e dos serviços sociais - Imagem: Reprodução Pexels
Pelo Cadastro Único o governo federal acompanha todas as famílias de baixa renda que tem a necessitam dos benefícios e dos serviços sociais - Imagem: Reprodução Pexels

Milleny Ferreira Publicado em 13/01/2024, às 18h33


O Cadastro Único é um registro criado e usado pelo Governo Federal para localizar as famílias de baixa renda, para que possam ter acesso aos benefícios e programas sociais, como o Bolsa Família.  

Para fazer parte do Cadastro Único, é necessário que a família tenha renda de até meio salário mínimo, e atualmente são mais de 30 milhões de famílias cadastradas  no programa que é usado para reverter a desigualdade no país.

Os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), revelam que o índice de pessoas em situação de pobreza é de  31,6%, enquanto isso, existem 5,9% de brasileiros em situação de extrema pobreza. 

Veja quais são as principais dúvidas sobre o CadÚnico:

  • Como fazer o meu cadastro:

Para realizar o cadastro é necessário que o responsável pela família vá pessoalmente até o posto de atendimento mais próximo, levando documentos de todos os membros que residem juntos e um comprovante de residência. Por meio destas informações, o próprio Governo avalia e direciona a família para qual programa social.

  • Existe alguma renda máxima para participar do programa?

A média da renda necessária para ser feito o cadastro é de até R$660, entretanto  outras famílias com renda maior também podem ser cadastradas para participarem de outros programas ou serviços oferecidos pelo Governo. Esse direito é possível somente se a renda de todas as pessoas que moram na casa quando divididas pelo número de pessoas de pelo resultado de até R$660.

Sem contar que o registro leva em consideração se essas famílias fazem parte das comunidades tradicionais ou de grupos específicos, como, indígenas, quilombolas, ribeirinhos e população em situação de rua.

  • O CadÚnico dá acesso a quais programas sociais?

Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Fomento às Atividades Produtivas Rurais, Benefícios de Prestação Continuada (BPC), Carteira de Pessoa Idosa, e muitos outros benefícios.

  • Como atualizo o meu registro no CadÚnico?

Após fazer o primeiro cadastro, é muito importante manter os dados atualizados. O cadastro desatualizado pode acarretar até mesmo na perda do direito aos benefícios, de acordo com as informações do portal Metrópoles.

É necessário manter sempre os dados atualizados, ir até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou até o mesmo posto de cadastramento da cidade para realizar a atualização. Além disso, qualquer mudança no estado civil, status de emprego e até número de filhos deve ser alterada.

Para saber se as informações sobre a sua família estão atualizadas, e até mesmo acessar o comprovante de cadastramento, é só baixar o aplicativo do Cadastro Único ou visitar o site cadunico.dataprev.gov.br.

Compartilhe  

últimas notícias