Diário de São Paulo
Siga-nos

Pix ganhará prêmio internacional em outubro; confira

Cerimônia acontecerá dia 20 de outubro

Imagem: Reprodução | Breno Esaki/Metrópoles
Imagem: Reprodução | Breno Esaki/Metrópoles

Marina Roveda Publicado em 25/09/2023, às 07h53


O Banco Central (BC) do Brasil receberá uma homenagem no Prêmio Bravo de Negócios do Conselho das Américas (COA) em reconhecimento ao sucesso e à democratização trazidos pelo sistema de pagamentos Pix, lançado em 2020. O evento está programado para ocorrer em Miami, nos Estados Unidos, em 20 de outubro.

O COA ressalta que o Pix alcançou um sucesso notável desde o seu lançamento, com mais de 700 instituições financeiras adotando a ferramenta e 80% dos adultos brasileiros utilizando-a. Além disso, o Pix impulsionou a inclusão financeira no Brasil a uma taxa sem precedentes e se tornou um modelo inspirador para a inclusão financeira global, com outros bancos centrais buscando criar iniciativas similares.

O processo de desenvolvimento do Pix começou em 2012, quando o Banco Central estabeleceu sua primeira política relacionada a pagamentos instantâneos. Nos anos seguintes, houve avanços significativos, incluindo a criação do Fórum Pix em 2019, que se tornou um espaço crucial para discussões sobre o tema.

Em 2018, o BC estabeleceu um Grupo de Trabalho dedicado aos pagamentos instantâneos e realizou uma comparação internacional para avaliar o progresso do Brasil nessa área. No mesmo ano, foram estabelecidos os principais requisitos para o ecossistema de pagamentos instantâneos.

O Pix é considerado um marco importante na modernização do sistema de pagamentos brasileiro, oferecendo uma alternativa rápida e conveniente para transações financeiras e contribuindo para a inclusão financeira no país. Sua homenagem no Prêmio Bravo de Negócios destaca o reconhecimento internacional de sua importância e impacto.

Compartilhe  

últimas notícias