Diário de São Paulo
Siga-nos
Produto Interno Bruto

PIB brasileiro cresce 0,6% em janeiro

Índice de Atividade Econômica do BC cresce 0,6% em janeiro, sinalizando um cenário positivo para o país

Economia brasileira. - Imagem: Reprodução | Pixabay
Economia brasileira. - Imagem: Reprodução | Pixabay

Marina Milani Publicado em 19/03/2024, às 07h47


A economia brasileira começou o ano de 2024 em expansão, segundo dados divulgados pelo Banco Central. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), registrou um crescimento de 0,6% em janeiro, superando as expectativas do mercado financeiro, que projetavam uma alta de 0,26%.

Em comparação com janeiro do ano anterior, o indicador apresentou um crescimento de 3,45%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o IBC-Br acumula uma alta de 2,47%. É importante ressaltar que esses dados são desassonalizados, ou seja, estão livres de oscilações associadas a uma determinada época do ano.

Apesar da expansão registrada em janeiro, o IBC-Br apresentou uma desaceleração em relação ao mês anterior, quando registrou um crescimento de 0,82%. O indicador, divulgado mensalmente pelo Banco Central, analisa a atividade econômica em três componentes: indústria, comércio e serviços.

Este é o quinto mês consecutivo de alta no IBC-Br. Mesmo com a desaceleração em relação ao mês anterior, o fato de o indicador ter superado as previsões das instituições financeiras indica que a economia brasileira está atravessando um momento favorável, sinalizando um cenário positivo para o país.

Compartilhe  

últimas notícias