Diário de São Paulo
Siga-nos
Economia

Pedágios em estradas federais agora aceitarão pagamentos via PIX; entenda

Essa medida passará a valer daqui a 90 dias

Pedágios em estradas federais agora aceitarão pagamentos através do PIX; entenda - Imagem: reprodução freepik
Pedágios em estradas federais agora aceitarão pagamentos através do PIX; entenda - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 08/03/2024, às 17h59


Nesta sexta-feira (8), o Ministério dos Transportesdivulgou no Diário Oficial da União uma portaria estabelecendo uma nova política para ampliar os meios de pagamento de pedágios em rodoviasfederais administradas por concessionárias privadas. Essa medida passará a valer daqui a 90 dias.

Conforme informa o portal Agência Brasil, o ministro Renan Filho, dos Transportes, assinou a Portaria n° 241, que determina que as empresas que administram as praças de pedágio devem oferecer aos usuários a opção de pagar a tarifautilizando o PIX ou outros métodos de pagamento semiautomáticos.

Publicamos nesta manhã, no DOU [Diário Oficial], a portaria que regulamenta o pagamento por PIX em todas as praças [de pedágio] do país. A medida visa garantir a eficiência e encurtar o tempo de parada, além de promover praticidade na cobrança, facilitando para os motoristas”, comentou Renan Filho em uma rede social.

O  objetivo da medida é diminuir as filas e tornar mais fácil para os motoristas o pagamento das tarifas de pedágio, garantindo um sistema de cobrança eficiente e conveniente.

Também vale ressaltar que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) será responsável por regulamentar as cabines de pedágio para garantir que pelo menos uma delas em cada praça aceite pagamento via cartão bancário ou aplicativos móveis.

Compartilhe  

últimas notícias