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Festividades

Intenção de compra para o Natal no Brasil aponta redução drástica, indica pesquisa

Desaceleração econômica e endividamento impactam planos de consumidores, revela Associação Comercial de São Paulo

Comercio natalino - Imagem: Reprodução | Pixabay
Comercio natalino - Imagem: Reprodução | Pixabay

Marina Milani Publicado em 22/12/2023, às 08h23


O clima natalino parece encontrar uma atmosfera menos festiva este ano no Brasil, de acordo com uma pesquisa conduzida pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Os resultados revelam uma considerável diminuição na intenção de compra em comparação ao ano anterior, sugerindo que fatores econômicos desafiadores têm influenciado os planos dos consumidores para a temporada de festas.

Dos entrevistados, 42,8% afirmaram ter a intenção de realizar compras para presentear neste Natal. Em contrapartida, 35,9% não planejam dar presentes, enquanto 21,3% ainda estão indecisos sobre suas decisões de compra. Entre aqueles que pretendem realizar compras, 33,6% planejam gastar mais do que em 2022, enquanto 41,8% planejam desembolsar um valor menor.

A pesquisa também fornece insights sobre os hábitos de consumo durante a época natalina. A maioria dos entrevistados (60,5%) planeja gastar entre R$ 150 e R$ 450. Roupas, calçados e acessórios continuam sendo os itens mais populares, representando 45,4% das intenções de compra. Itens típicos de Natal, como bonecas, brinquedos, decoração e alimentos para a ceia, também estão em destaque, somando 78,4% das intenções de compra. No entanto, a intenção de compra de eletrônicos, como celulares, computadores e eletrodomésticos, é menor, atingindo 19,3%.

A ACSP destaca que a piora nos resultados em relação ao ano passado pode ser explicada pela desaceleração da atividade econômica e pelo alto grau de endividamento das famílias. O cenário econômico desafiador, aliado aos juros ainda elevados, tem impactado a renda disponível para o consumo, concentrando-o cada vez mais em itens essenciais.

Quanto aos locais de compra, a pesquisa indica que a maioria das compras será realizada em grandes redes de varejo (41,1%), de forma presencial (57,1%). A preferência continua sendo por lojas físicas, sendo as de departamento (38%) e os shopping centers (31%) as escolhas mais populares. No entanto, 50% dos consumidores indicam a intenção de fazer compras pela internet, representando 81,4 milhões de pessoas.

Outra pesquisa conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) destaca que mais de 132,9 milhões de consumidores devem participar das compras natalinas, injetando R$ 74,6 bilhões na economia. Os principais presenteados serão os filhos (60%), seguidos pela mãe (48%), cônjuge (44%) e irmãos (28%).

As formas de pagamento mais utilizadas devem incluir Pix (47%), cartão de crédito parcelado (44%), dinheiro (34%) e cartão de débito (31%). A pesquisa ainda revela que 48% dos consumidores planejam parcelar as compras, sendo que 41% preferem essa opção mesmo tendo condições de pagar à vista, visando garantir uma reserva financeira, enquanto 34% optam pelo parcelamento para adquirir presentes de maior valor.

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