Diário de São Paulo
Siga-nos
Receita Federal

Imposto de Renda 2024: saiba como consultar seu saldo de restituição

Cerca de 353,3 mil contribuintes serão comtemplados com o crédito

Imposto de Renda 2024: saiba como consultar seu saldo de restituição - Imagem: reprodução X I @FalaGenefax
Imposto de Renda 2024: saiba como consultar seu saldo de restituição - Imagem: reprodução X I @FalaGenefax

Milleny Ferreira Publicado em 23/04/2024, às 11h29


Está liberado a partir desta terça-feira (23) a consulta ao lote residual de restituição do IRPF (Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas), referente ao mês de abril de 2024, pela Receita Federal.

Porém o crédito estará disponível apenas no dia 30 de abril, no valor total de R$457,7 milhões. Ao todo, serão contemplados cerca de 353,3 mil contribuintes.

Segundo o Fisco, considerando este número, cerca de R$381,6 milhões são denominados para os contribuintes que estão dentro do grupo prioritário, como idosos, pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave. Vale também aos declarantes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou aqueles que optaram por receber a restituição via Pix. 

Como consultar:

  • O contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet;
  • Clique em “Meu Imposto de Renda”;
  • Vá até a opção “Consultar a Restituição”.

Em casos de identificação de pendências, o contribuinte poderá refazer a declaração, corrigindo todas as informações.

Vale relembrar que o pagamento referente a esta restituiçãoserá realizado diretamente na conta bancária informada na declaração, de forma direta ou por indicação de chave Pix.

De acordo com o portal da CNN Brasil, caso o crédito não seja realizado, ainda ficarão por cerca de 1 ano disponíveis para resgate no Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, ou pela Central de Relacionamento BB, por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Compartilhe  

últimas notícias