Diário de São Paulo
Siga-nos

Guedes diz que governo trabalha com ‘plano A’ para financiar Auxílio Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, evitou falar neste domingo (31) sobre um plano B para financiar o Auxílio Brasil, e disse que a aprovação da PEC dos

Guedes diz que governo trabalha com ‘plano A’ para financiar Auxílio Brasil
Guedes diz que governo trabalha com ‘plano A’ para financiar Auxílio Brasil

Redação Publicado em 31/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h00


Ministro evitou falar sobre um plano B para o governo bancar o novo programa social e afirmou que plano é conseguir aprovar PEC dos Precatórios no Congresso.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, evitou falar neste domingo (31) sobre um plano B para financiar o Auxílio Brasil, e disse que a aprovação da PEC dos Precatórios no Congresso é o “plano A” do governo.

“Nós estamos trabalhando com plano A. A aprovação da PEC dos Precatórios. Ela é importante porque abre espaço fiscal para o programa de assistência social. Esse é o nosso plano. Nós acreditamos que o Congresso vai aprovar, exatamente porque permite o financiamento dos programas sociais do governo”, afirmou o ministro a jornalistas em Roma, ao ser questionado se o governo trabalha com um plano B.

Guedes acompanha a comitiva do presidente Jair Bolsonaro na cúpula de líderes do G20 na Itália, num momento em que a votação da PEC dos Precatórios enfrenta resistências no Congresso.

Questionado sobre as críticas do presidente Jair Bolsonaro à reação negativa dos mercados após o governo propor mudanças na regra do teto de gastos, o ministro voltou a defender a aprovação da PEC dos Precatórios como instrumento para garantir espaço fiscal para bancar o Auxílio Brasil, novo programa que vai substituir o Bolsa Família.

“Imagino que há uma preocupação do mercado à respeito exatamente dessa capacidade de coordenação política para aprovar a PEC dos precatórios, porque é exatamente a PEC dos precatórios que nos dá o espaço para as políticas sociais”, disse.

Como informou o Blog da Andréia Sadi, o Bolsonaro admitiu a aliados a que o governo tem um plano B para o Auxílio Brasil se a PEC dos Precatórios não passar no Congresso. O governo avalia que pode até vencer na Câmara, mas vê dificuldades para a proposta se ela chegar ao Senado. Se a PEC não passar, o governo estuda decretar novo estado de calamidade e prorrogar o auxílio emergencial, que chega ao fim neste domingo.

A PEC dos Precatórios altera a forma de pagamento das dívidas judiciais da União.

Apesar de defender a reformulação da regras do teto de gastos, Guedes disse que o governo mantém o compromisso de respeitar o equilíbrio fiscal e que o “Brasil tem que pagar por suas guerras”, sem empurrar custos para gerações futuras.

“O teto é um símbolo de um duplo compromisso. De um lado, não faltou dinheiro para a saúde. O Brasil gastou 10% a mais do que a média dos países avançados para combater a pandemia e gastou o dobro do que os países emergentes gastaram. Não obstante isso, o Brasil foi um dos países que menos se endividaram, exatamente porque nós, o tempo inteiro, tentamos, nas outras despesas, respeitar o teto e seguir com as nossas reformas estruturantes”, acrescentou.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias