Diário de São Paulo
Siga-nos
Importação

Governo autoriza Conab a importar até 300 mil toneladas de arroz

O Executivo já havia permitido a importação de até 1 milhão de toneladas de arroz pela Conab

Governo autoriza Conab a importar até 300 mil toneladas de arroz. - Imagem: reprodução/ Freepik
Governo autoriza Conab a importar até 300 mil toneladas de arroz. - Imagem: reprodução/ Freepik

Lillia Soares Publicado em 29/05/2024, às 16h21


O governo autorizou a importação de até 300 mil toneladas de arrozbeneficiado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).  A medida, publicada em uma portaria interministerial, faz parte das ações emergenciais para mitigar os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul, que é responsável por 74% da produção nacional de arroz e teve suas lavouras prejudicadas.

Conforme informa o portal CNN, o Executivo já havia permitido a importação de até 1 milhão de toneladas de arroz pela Conab, com um crédito extraordinário de R$7,2 bilhões. A portaria atualiza a operação, permitindo a venda do produto a atacadistas e outros estabelecimentos comerciais, além de pequenos varejistas.

Vale mencionar que a Conab realizará a compra via leilão público e venderá o arroz a um preço tabelado de R$ 4,00 por quilo. A medida visa combater a especulação e estabilizar o preço do arroz, que subiu cerca de 30% desde o início das chuvas no Rio Grande do Sul. Produtores de arroz criticam a intervenção estatal, alegando que há suficiente abastecimento nacional.

Além disso, a  nova portaria inclui a venda a mercados de vizinhança, supermercados, e outros estabelecimentos, com um limite de venda para beneficiar o maior número de consumidores.

Compartilhe  

últimas notícias