Diário de São Paulo
Siga-nos
Planeje-se!

Gasolina pode subir em março; veja valor

Até o momento, o governo não sinalizou nova prorrogação

Gasolina pode subir em março; veja valor - Imagem: reprodução Freepik
Gasolina pode subir em março; veja valor - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 24/02/2023, às 16h31


O retorno da cobrança dos impostos federais sobre a gasolina e o álcool a partir de 1º de março deve impactar o preço desses combustíveis ao consumidor final, como estipula a medida provisória (MP) editada no início do ano, afirmou o chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal, Claudemir Malaquias.

"De fato a MP previu que a alíquota de desoneração seria vigente até o final deste mês. A reoneração está prevista conforme a norma que está vigendo", disse ele.

O governo Lula prorrogou somente até 28 de fevereiro a desoneração (redução a zero) dos impostos federais que incidem sobre a gasolina, o álcool, querosene de aviação e gás natural veicular. Até o momento, o governo não sinalizou nova prorrogação.

Desse modo, segundo cálculos da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), o aumento esperado nos postos é de:

  • R$ 0,6869 por litro no caso da gasolina;
  • R$ 0,2418 por litro no caso do álcool.

Vale citar que no caso do diesel, do gás de cozinha, do gás natural e do biodiesel, os impostos federais ficam zerados até 31 de dezembro de 2023. Ou seja, não irão aumentar junto com a gasolina no mês que vêm.

Compartilhe  

últimas notícias