Economista avalia, no entanto, que o custo de vida está ‘controlado’

Marina Roveda Publicado em 14/08/2023, às 08h25
O repasse dos aumentos nos preços dos combustíveis para os consumidores pode exercer pressão sobre a inflação durante o segundo semestre. No entanto, o economista André Perfeito adverte que o custo de vida está sob controle.
"Não devemos esperar taxas de inflação negativas constantemente. É possível que vejamos, em geral, um aumento na inflação. Porém, não há indícios de que isso vá sair do controle. Minha única preocupação com a inflação é devido a uma defasagem significativa no preço da gasolina no México em comparação com a variação do preço internacional, e isso terá que ser repassado aos consumidores", observa.
Quanto à política de juros, André Perfeito não antecipa cortes agressivos na taxa Selic. Ele explica que a sinalização para o mercado é crucial e acredita que haverá críticas adicionais ao Banco Central.
"O mercado não se concentra apenas na taxa Selic. Ele observa as taxas de juros projetadas para três, cinco e dez anos no futuro. Portanto, não realizar cortes tão profundos na taxa de juros pode ter um efeito semelhante a cortá-la, pois pode manter o mercado mais equilibrado. No âmbito político, não prevejo nenhum alívio para o Banco Central. O presidente Campos Neto terá que enfrentar muitas críticas por parte da classe política e do empresariado", afirma André.
O economista também ressalta que aprimorar a eficiência da máquina pública é um desafio para qualquer governo. Em relação às mudanças tributárias previstas pela reforma em andamento, André considera que o período de transição, de 2026 a 2033, é bastante extenso.
Leia também

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

EXPLÍCITO: MC Mirella apela com vídeo de sexo para promover OnlyFans; assista

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O veneno-remédio e as ressonâncias do Sarriá

VÍDEOS polêmicos de MC Pipokinha em site pornô horrorizam internautas

Evento em Washington reúne secretário de Estado dos EUA, Joesley Batista e articulador da campanha de Flávio Bolsonaro

Gigantes americanas pressionam Washington para excluir produtos brasileiros de tarifaço

MP-SP pede arquivamento do caso "Barbie Humana" e conclui que morte foi acidental

Gaeco mira ex-servidores da Prefeitura de São Paulo em esquema de fraude em licitação de R$ 1 bilhão

Espanha elimina Portugal e coloca fim à era Cristiano Ronaldo nas Copas