Diário de São Paulo
Siga-nos
Dívidas

Endividamento das famílias brasileiras cresce em março, alerta pesquisa

Pesquisa da CNC aponta aumento da inadimplência e do percentual de famílias "muito endividadas"

Endividamento das famílias brasileiras cresce em março, alerta pesquisa - Imagem: Reprodução/Freepik
Endividamento das famílias brasileiras cresce em março, alerta pesquisa - Imagem: Reprodução/Freepik

Gabrielly Bento Publicado em 09/04/2024, às 18h08


O endividamento das famílias brasileiras subiu em março, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O índice atingiu 78,1%, um aumento de 0,2% em relação a fevereiro.

De acordo com José Roberto Tadros, presidente da CNC, a queda dos juros contribuiu para o aumento do endividamento. "O momento mais favorável dos juros, com menor custo, tem contribuído para uma maior demanda das famílias por crédito, sobretudo, parcelado", afirma.

Segundo o CNC, outro dado preocupante é o aumento da inadimplência. O percentual de famílias com dívidas atrasadas subiu 0,5% em março, para 28,6%. Apesar de ainda estar abaixo do mesmo período do ano passado (29,4%), a alta indica uma possível deterioração da situação financeira das famílias.

“A alta da inadimplência também é vista pelo crescimento do percentual de famílias que afirmam que não terão condições de pagar as dívidas atrasadas em março, que é o grupo mais complexo dos inadimplentes.  Nesse caso, o percentual já supera o do mesmo mês do ano passado”, explicou a economista da CNC Izis Ferreira.

A pesquisa também revela que o percentual de famílias consideradas "muito endividadas" subiu 0,1%, cessando uma queda de quatro meses. Já o número de famílias "pouco endividadas" cresceu 0,2%.

Compartilhe  

últimas notícias