O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) vai iniciar nesta quinta-feira (4) o primeiro teste nacional do Censo 2022. Foram selecionados

Redação Publicado em 02/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h00
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) vai iniciar nesta quinta-feira (4) o primeiro teste nacional do Censo 2022. Foram selecionados bairros de municípios, distritos ou comunidades de todos os estados do país, que serão percorridos por 250 recenseadores.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os testes incluem todas as etapas do Censo, entre elas: treinamento dos recenseadores, pesquisa sobre as características dos domicílios e modelo misto de entrevistas (presencial, via internet ou por telefone).
A partir de 25 de novembro, o IBGE prevê que Censo 2022 vá chegar às terras indígenas e aos territórios quilombolas. No Rio de Janeiro, essas visitas acontecerão em Angra dos Reis e Paraty.
O Censo 2022 definitivo visitará todos os domicílios do país a partir de junho do ano que vem.
É possível verificar a identidade dos entrevistadores do IBGE:
O instituto garante também que as equipes seguirão todos os protocolos sanitários contra a Covid-19, como o uso de máscara e a higienização das mãos e dos equipamentos com álcool em gel.
O Censo deveria ter sido realizado em 2020, mas foi adiado diante da pandemia do coronavírus. Remarcado para 2021, ele acabou sendo novamente suspenso devido à falta de recursos.
O governo federal cortou a maior parte da verba que seria destinada à realização do Censo em 2021. Na tramitação do Orçamento no Congresso Nacional, os parlamentares já haviam cortado os valores destinados à pesquisa, de R$ 2 bilhões para R$ 71 milhões – a direção do IBGE considerava ideal R$ 3,4 bilhões para realizar a pesquisa.
Em maio, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o governo federal é obrigado a tomar as medidas necessárias para realizar o Censo.
O Censo é a principal pesquisa demográfica do país. Com periodicidade decenal, ou seja, realizado a cada dez anos, ele é responsável pelo levantamento dos principais dados sobre a população brasileira.
Além da contagem da população, o Censo traz dados sobre saúde, educação, emprego, renda, acesso a saneamento, entre outras informações essenciais para implementação e desenvolvimento de políticas públicas. O último Censo foi realizado em 2010.
.
.
.
G1
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Justiça condena Nego Di a mais de 14 anos de prisão em novo caso

Cristiano Ronaldo faz história e Portugal atropela o Uzbequistão na Copa do Mundo

Infantino confirma presença de Trump na final da Copa de 2026 e diz que presidente dos EUA entregará taça ao campeão

Seleção do Irã pede paz entre nações em carta deixada no vestiário após jogo da Copa

TSE manda apagar posts de integrantes do PT que relacionavam Flávio Bolsonaro ao Comando Vermelho