Pesquisa do SPC estipula que consumidores gastarão, em média, R$ 258 com presentes para o Dia das Mães
Marina Roveda Publicado em 05/05/2023, às 08h15
De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o Dia das Mães deste ano deve movimentar cerca de R$ 33,2 bilhões nos setores de comércio e serviços do país. O estudo aponta que oito em cada dez consumidores (79%) pretendem comprar presentes para a data, gastando, em média, R$ 258 em duas lembranças. A expectativa é que aproximadamente 128,7 milhões de brasileiros presenteiem alguém neste ano, sendo que 78% dos presentes serão destinados às mães.
A pesquisa mostra ainda que 23% dos consumidorespretendem gastar entre R$ 101 e R$ 200 com os presentes, enquanto 22% devem gastar mais de R$ 400. Entre as motivações para presentear, 59% acreditam que as mães merecem o presente por seu carinho e esforço, 19% consideram que presentear é um gesto importante e 19% têm o costume de presentear pessoas queridas.
Em relação aos gastos, 28% dos entrevistados pretendem gastar o mesmo valor que no ano anterior, enquanto 38% esperam gastar mais. Por outro lado, 23% têm intenção de gastar menos para economizar dinheiro (30%), devido ao orçamento apertado (21%) ou pela piora do cenário econômico em relação ao ano anterior (20%).
Os produtos campeões de venda devem ser roupas, calçados ou acessórios (46%), perfumes (42%), cosméticos (23%) e chocolates (23%). Quanto ao local de compras, as lojas físicas são a escolha de 72% dos consumidores, principalmente em shopping centers (31%) e lojas de rua (18%). Já a internet é o local de compra de 40% dos consumidores, sendo que os varejistas nacionais (57%), varejistas internacionais (51%) e lojas de roupas (35%) são os mais citados.
O preço atrativo é o fator mais importante na escolha do local de compra (57%), seguido da qualidade dos produtos (41%) e promoções e descontos (37%). O presidente da CNDL, José César da Costa, destaca a importância da data para o comércio, afirmando que o Dia das Mães é considerado o Natal do primeiro semestre. Ele ressalta ainda que, apesar da valorização da compra presencial, o comércio deve investir no atendimento online.
"Sabemos do período economicamente delicado das famílias, com a renda baixa e os juros altos. É o momento de as lojas investirem em promoções e opções de presente mais barato. O consumidor está atento aos preços, mas não deverá deixar passar a data em branco”, avalia Costa.
“Apesar de os últimos anos terem significado uma verdadeira revolução no comércio eletrônico, o brasileiro ainda valoriza muito a compra presencial, a experiência de ir à loja e escolher o produto. O comércio deve, sim, investir no atendimento online, mas o atendimento físico se mantém muito forte no país”, finalizou o presidente da CNDL.
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