Diário de São Paulo
Siga-nos
PIX

BC anuncia novo vazamento de dados de chaves Pix; veja como conferir a integridade dos seus

Vazamento ocorreu entre março e abril de 2024 e incluiu informações como nome, CPF, instituição de relacionamento, agência e número da conta

Pix - Imagem: Reprodução | Freepik
Pix - Imagem: Reprodução | Freepik

por Marina Milani

Publicado em 19/04/2024, às 07h04


O Banco Central (BC) divulgou que um total de 3.020 chaves Pix de clientes do Banco do Estado do Pará S.A. (Banpará) teve seus dados vazados. Esse incidente representa o oitavo vazamento de dados desde o lançamento do sistema de pagamentos instantâneos, em novembro de 2020.

Segundo o BC, o vazamento ocorreu entre 20 de março e 13 de abril de 2024 e incluiu informações como nome do usuário, Cadastro de Pessoa Física (CPF) com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta. As falhas pontuais em sistemas da instituição de pagamento foram apontadas como a causa do vazamento, que afetou apenas dados cadastrais e não envolveu informações protegidas pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos.

Apesar de o impacto potencial para os clientes ser considerado baixo, o BC optou por divulgar o incidente em nome do compromisso com a transparência. Todas as pessoas afetadas serão notificadas por meio do aplicativo ou internet banking da instituição, sendo esses os únicos canais de aviso autorizados. O Banco Central alertou os clientes para desconsiderarem comunicações por chamadas telefônicas, SMS, aplicativos de mensagens e e-mails.

A exposição dos dados não significa necessariamente que todas as informações tenham sido vazadas, mas que estiveram visíveis para terceiros por algum tempo e podem ter sido capturadas. O caso será investigado, e sanções podem ser aplicadas de acordo com a gravidade, incluindo multa, suspensão ou exclusão do sistema do Pix, conforme previsto na legislação.

Este é o oitavo incidente de vazamento de dados do Pix desde sua criação. Outros casos ocorreram envolvendo instituições como Banese, Acesso Soluções de Pagamento, Logbank Pagamentos, Abastece Aí Clube Automobilista Payment Ltda., Phi Pagamentos, Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia) e Sumup Sociedade de Crédito.

Em todos os casos, as informações vazadas foram cadastrais, sem exposição de senhas ou saldos bancários. Por determinação da Lei Geral de Proteção de Dados, o BC mantém uma página para acompanhamento de incidentes relacionados à chave Pix ou outros dados pessoais sob sua responsabilidade.

Compartilhe  

últimas notícias