Diário de São Paulo
Siga-nos
Rio Grande do Sul

Auxílio Reconstrução: recurso destinado as vítimas das enchentes do RS, deverá iniciar depósitos ainda nesta semana

O auxílio será depositado via pix feito pela Caixa Econômica Federal, repassado pelo governo federal

Auxílio Reconstrução: recurso destinado as vítimas das enchentes do RS, deverá iniciar depósitos ainda nesta semana - Imagem: Reprodução Pexels
Auxílio Reconstrução: recurso destinado as vítimas das enchentes do RS, deverá iniciar depósitos ainda nesta semana - Imagem: Reprodução Pexels

Milleny Ferreira Publicado em 27/05/2024, às 12h08


Está liberado a partir desta segunda-feira (27) o processo de confirmação de dados para o recebimento do Auxílio Reconstrução, dedicado a todas as famílias vítimas das grandes enchentesno Rio Grande do Sul. O voucher está sendo disponibilizado pelo governo federal, no valor de R$5,1 mil.

Esta é a segunda etapa para receber o recurso que pode começar a ser depositado ainda nesta semana, tendo em vista que os envolvidos terão que validar os dados enviados pela prefeitura.

Foi liberado desde a última semana para a população informar os dados referentes aos endereços que foram afetados nas enchentes e as informações sobre quem receberá o valor, agora nesta segunda fase, todas as informações devem ser confirmadas pelo responsável familiar.

Este auxílio estima que pelo menos 369 dos municípios onde foram decretados situação de calamidade, ou acionado um período emergencial do estado serão contemplados inicialmente, sendo pago em parcela única e dando preferência àquelas famílias que são lideradas por mulheres.  

Antes do pagamento ser autorizado, os dados da validação deverão seguir com outras bases, como as da Previdência ou de programas de assistência, para que seja possível confirmar endereços e CPFs. 

De acordo com o portal Metrópoles, para validar o cadastro, o beneficiário precisa acessar a página do Auxílio Reconstrução e clicar na aba “Sou cidadão”. O responsável pela família deve logar com a conta do gov.br. Caso haja algum erro no cadastro, é necessário informar à prefeitura para que os dados sejam corrigidos.

O Pix repassado pelo governo federal, será feito pela Caixa Econômica Federal (CEF) e terá o período de até 48 horas para cair na conta após a confirmação de dados, isso faz com que ainda nesta semana algumas famílias já comecem a receber o recurso emergencial.

Aos beneficiários que já possuem conta aberta na Caixa, o depósito será automático, já para aqueles que não são clientes, a própria instituição abrirá uma conta específica para viabilizar o recebimento do depósito.

Além do Auxílio Reconstrução, alguns moradores de áreas afetadas receberam outros apoios financeiros do governo federal e do estado, como o Bolsa Família e o Auxílio Gás. Além do repasse do SOS Enchentes e Volta Por Cima, programas de origem gaúcha, e a abertura de pedidos para saque antecipado do FGTS pela Caixa Econômica Federal. 

Compartilhe  

últimas notícias