Diário de São Paulo
Siga-nos
Auxílio

Governo Federal inicia pagamento do auxílio reconstrução para vítimas das enchentes no RS

Vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul devem validar informações no portal Gov.br para receber o benefício

Lula e Eduardo Leite em São Leopoldo (RS), anunciando medidas de assistência ao Rio Grande do Sul em 15/05/2024 - Imagem: Reprodução / Ricardo Stuckert / PR / Agência Brasil
Lula e Eduardo Leite em São Leopoldo (RS), anunciando medidas de assistência ao Rio Grande do Sul em 15/05/2024 - Imagem: Reprodução / Ricardo Stuckert / PR / Agência Brasil

Sabrina Oliveira Publicado em 21/05/2024, às 08h41


O auxílio reconstrução de R$ 5.100 para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul deve começar a ser pago ainda neste mês, conforme anunciado pelo ministro extraordinário da Reconstrução do Estado, Paulo Pimenta. A medida visa ajudar as pessoas afetadas pelas fortes chuvas e enchentes que tem devastado a região recentemente.

A portaria que regulamenta o benefício, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deve ser publicada em breve. A partir de quarta-feira, os municípios começarão a cadastrar os dados das pessoas que podem ser beneficiadas. Na semana seguinte, os gaúchos listados pelas prefeituras deverão validar suas informações no portal Gov.br. Após essa validação, a Caixa Econômica Federal terá até 48 horas para realizar a transferência do auxílio, que começará a ser pago a partir do dia 29 de maio.

A tragédia no estado já resultou em 157 mortos, 806 feridos e 88 desaparecidos. Os municípios habilitados a receber o pagamento somam 369, segundo a Defesa Civil nacional. O auxílio financeiro será destinado a 240 mil famílias desabrigadas e desalojadas, em parcela única via Pix, totalizando R$1,22 bilhão. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional será responsável pelo valor total do pagamento.

O anúncio da medida foi feito pelo presidente Lula durante sua visita ao Rio Grande do Sul. O benefício será transferido preferencialmente para o responsável familiar, inclusive para famílias que já participam de outros programas sociais. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou a importância da ajuda para as pessoas que perderam seus pertences devido às enchentes, enfatizando uma transferência rápida e facilitada através da Caixa Econômica Federal.

Compartilhe  

últimas notícias