O país alcança 13 meses sem aumento nas tarifas devido às excelentes condições de geração de energia

Marina Roveda Publicado em 31/05/2023, às 08h19
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a manutenção da bandeira verde para as contas de energia em todo o país, o que indica a ausência de reajustes tarifários. Com isso, o Brasilalcança 13 meses consecutivos sem alterações nos valores das tarifas, graças às boas condições de geração de energia e a expectativa é de que essa tendência se mantenha, sem repasses adicionais para o consumidor.
A bandeira verde é aplicada em todo o território nacional para os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), a rede de transmissão de energia que abrange a maior parte do país. Segundo comunicado emitido pela Aneel, o órgão atualiza regularmente suas projeções de acionamento das bandeiras tarifárias e, com base nos dados disponíveis até o momento, é altamente provável que a bandeira verde permaneça durante todo o ano de 2023.
Essa decisão reflete a melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, beneficiados pelo período de chuvas. O mecanismo das bandeiras tarifárias, implantado em 2015, tem como objetivo proporcionar transparência em relação ao custo real da energia elétrica. A continuidade da bandeira verde evidencia a oferta abundante de recursos provenientes de fontes hidráulicas, que tem proporcionado condições favoráveis para a produção de energia no país. Os reservatórios atingiram uma média de 87% de capacidade no início do período seco, o que explica o cenário positivo atual.
Os consumidorespodem contar com a estabilidade das tarifas de energia elétrica, o que contribui para o equilíbrio financeiro das famílias e das empresas. A expectativa é de que a manutenção da bandeira verde ao longo de 2023 continue a beneficiar os brasileiros, garantindo um fornecimento seguro e com custos estáveis.
A Aneel reforça a importância de manter o consumo consciente de energia, evitando desperdícios e adotando medidas de eficiência energética. Assim, além de aproveitar os benefícios das boas condições de geração, os consumidores também contribuem para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor energético.
Os brasileiros podem celebrar esse período de estabilidade nas tarifas de energia, fruto das boas condições de geração, e seguirão atentos às atualizações da Aneel, confiantes de que a bandeira verde permanecerá por mais tempo, proporcionando um alívio financeiro em meio aos desafios econômicos enfrentados no país.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Ou você faz política ou você faz guerra

"Muito volátil", diz Trump; eleição no Brasil seria seu próximo grande desafio

Negociações climáticas em Bonn encerram etapa sem texto final aprovado

Gilmar critica atuação de Mendonça em tratativas de delação de Vorcaro e vê semelhanças com a Lava Jato

Influenciador relata ter sido retirado de campanhas publicitárias por causa da deficiência: “Disseram que eu causaria constrangimento”