Diário de São Paulo
Siga-nos

Aneel anuncia um 'alívio' na conta de energia do mês de junho

O país alcança 13 meses sem aumento nas tarifas devido às excelentes condições de geração de energia

Conta de energia. - Imagem: Freepik
Conta de energia. - Imagem: Freepik

Marina Roveda Publicado em 31/05/2023, às 08h19


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a manutenção da bandeira verde para as contas de energia em todo o país, o que indica a ausência de reajustes tarifários. Com isso, o Brasilalcança 13 meses consecutivos sem alterações nos valores das tarifas, graças às boas condições de geração de energia e a expectativa é de que essa tendência se mantenha, sem repasses adicionais para o consumidor.

A bandeira verde é aplicada em todo o território nacional para os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), a rede de transmissão de energia que abrange a maior parte do país. Segundo comunicado emitido pela Aneel, o órgão atualiza regularmente suas projeções de acionamento das bandeiras tarifárias e, com base nos dados disponíveis até o momento, é altamente provável que a bandeira verde permaneça durante todo o ano de 2023.

Essa decisão reflete a melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, beneficiados pelo período de chuvas. O mecanismo das bandeiras tarifárias, implantado em 2015, tem como objetivo proporcionar transparência em relação ao custo real da energia elétrica. A continuidade da bandeira verde evidencia a oferta abundante de recursos provenientes de fontes hidráulicas, que tem proporcionado condições favoráveis para a produção de energia no país. Os reservatórios atingiram uma média de 87% de capacidade no início do período seco, o que explica o cenário positivo atual.

Os consumidorespodem contar com a estabilidade das tarifas de energia elétrica, o que contribui para o equilíbrio financeiro das famílias e das empresas. A expectativa é de que a manutenção da bandeira verde ao longo de 2023 continue a beneficiar os brasileiros, garantindo um fornecimento seguro e com custos estáveis.

A Aneel reforça a importância de manter o consumo consciente de energia, evitando desperdícios e adotando medidas de eficiência energética. Assim, além de aproveitar os benefícios das boas condições de geração, os consumidores também contribuem para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor energético.

Os brasileiros podem celebrar esse período de estabilidade nas tarifas de energia, fruto das boas condições de geração, e seguirão atentos às atualizações da Aneel, confiantes de que a bandeira verde permanecerá por mais tempo, proporcionando um alívio financeiro em meio aos desafios econômicos enfrentados no país.

Compartilhe  

últimas notícias