Bandeira verde indica que não haverá cobrança adicional na conta de luz neste mês

Erika Osti Publicado em 30/01/2026, às 18h31
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou nesta sexta-feira (30) que a bandeira tarifária da energia elétrica será verde em fevereiro, mantendo a conta de luz sem cobrança adicional para os consumidores brasileiros. A decisão reflete a recuperação dos níveis dos reservatórios hidrelétricos e o menor acionamento de usinas termelétricas, cujo custo normalmente eleva a fatura.
O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, indica aos consumidores as variações no custo de geração de energia. Quando há menor disponibilidade hídrica e maior dependência de termelétricas, entram em vigor as bandeiras amarela ou vermelha, com acréscimos na conta. Na bandeira verde, não há cobrança extra.
Nos meses anteriores, a conta de luz enfrentou aumento adicional. Em novembro de 2025, vigorou a bandeira vermelha patamar 1, e em dezembro, a bandeira foi amarela, com acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos. A manutenção da bandeira verde em fevereiro representa alívio no orçamento de famílias, comércios e indústrias, especialmente em um período de custos elevados de energia.
A decisão mensal da ANEEL é baseada em estudos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da própria agência, que monitoram níveis dos reservatórios, geração de energia e previsões de chuva. O calendário de 2026 prevê anúncios periódicos, garantindo previsibilidade ao consumidor e ao mercado.
Especialistas em energia afirmam que a permanência da bandeira verde depende do equilíbrio entre oferta e demanda, além do regime de chuvas no período úmido, tipicamente entre outubro e março. A recuperação dos reservatórios reduz a necessidade de acionar usinas termelétricas, que têm custo de produção mais alto, impactando diretamente nas faturas quando as condições hidrológicas se deterioram.
Para o consumidor, a bandeira verde significa que não haverá acréscimos na conta de luz em fevereiro, mantendo os valores de referência para consumo normal e evitando custos adicionais que poderiam ocorrer caso as condições de geração se tornassem desfavoráveis.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Justiça condena Nego Di a mais de 14 anos de prisão em novo caso

Cristiano Ronaldo faz história e Portugal atropela o Uzbequistão na Copa do Mundo

Infantino confirma presença de Trump na final da Copa de 2026 e diz que presidente dos EUA entregará taça ao campeão

Seleção do Irã pede paz entre nações em carta deixada no vestiário após jogo da Copa

TSE manda apagar posts de integrantes do PT que relacionavam Flávio Bolsonaro ao Comando Vermelho