As contas de luz estão isentas de cobrança extra desde abril de 2022

Marina Roveda Publicado em 26/08/2023, às 20h08
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira verde será mantida em setembro para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN). Isso significa que as contas de luz continuarão sem cobrança extra no próximo mês. Essa é a mesma situação que vem ocorrendo desde abril de 2022.
A escolha da bandeira verde em abril foi devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios. O armazenamento médio dos reservatórios estava em 87% no início do período seco, o que contribuiu para a manutenção da bandeira verde.
A manutenção da bandeira verde evita o reflexo do reajuste de até 64% das bandeiras tarifárias, aprovado pela Aneel em junho de 2022, nas contas de luz. Esse aumento estava relacionado à inflação e ao aumento dos custos das usinas termelétricas devido ao encarecimento do petróleo e do gás natural.
Além disso, a Aneel recentemente aprovou uma consulta pública com o objetivo de reduzir o custo das bandeiras tarifárias em até 36,9%. Essa redução se deve aos reservatórios cheios, à expansão da energia eólica e solar e à queda nos preços internacionais dos combustíveis fósseis.
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Messi fica fora de treino antes da semifinal da Copa do Mundo

Polícia Civil desmonta esquema com mais de 100 empresas de fachada e prende suspeito em São Paulo

Professor é espancado em estação da Linha 5-Lilás e diz ter sido alvo de homofobia

Espanha supera França, bate recorde de invencibilidade e garante vaga na final da Copa

Flávio Dino cobra explicações do Congresso e amplia investigação sobre emendas parlamentares

Lula sanciona lei que torna obrigatória educação política e cidadania nas escolas

França celebra a Bastilha, mas enfrenta uma batalha pela própria identidade