Diário de São Paulo
Siga-nos

Agronegócio brasileiro bate recorde de acordos comerciais em 2023

País abre novos mercados na Ásia e Américas, consolidando relações comerciais com México, China e Chile

Agronegócio brasileiro bate recorde de acordos comerciais em 2023 - Imagem: Reprodução | Cláudio Neves/Appa
Agronegócio brasileiro bate recorde de acordos comerciais em 2023 - Imagem: Reprodução | Cláudio Neves/Appa

Marina Milani Publicado em 22/12/2023, às 08h15


O setor do agronegócio brasileiro atingiu um marco histórico em 2023 ao fechar 76 novos acordos comerciais com 38 países, conforme divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Esses acordos abrangem uma diversidade de produtos, incluindo carnes, grãos, frutas, vegetais, sementes e produtos florestais, consolidando a posição do Brasil como um importante player no mercado global.

Os principais destinos dessas exportações foram as Américas e a Ásia, com ênfase nas relações comerciais com o México, China e Chile. Destaca-se a abertura do mercado mexicano para carnes bovinas e suínas brasileiras, uma conquista esperada há duas décadas. Essa medida permitirá a exportação desses produtos in natura para o México, sem a necessidade de processamento térmico prévio, representando uma oportunidade significativa para o setor de carne suína brasileiro, considerando que o México é o segundo maior importador mundial desse produto.

Além disso, o Brasil obteve avanços nas negociações com a China, seu principal parceiro comercial. O embargo à carne bovina brasileira foi levantado após medidas transparentes e rápidas adotadas pelo governo brasileiro em resposta a um caso isolado de Encefalopatia Espongiforme Bovina. Houve também a habilitação de novas plantas frigoríficas brasileiras para exportação à China e a retomada das exportações de algumas plantas anteriormente suspensas.

Outros acordos relevantes foram firmados com o Chile e a União Europeia, incluindo a simplificação da habilitação de frigoríficos para exportação de carnes com o Chile, utilizando o sistema de “pre-listing”, e a retomada do Mecanismo de Diálogo SPS com a União Europeia, essencial para avançar em temas sanitários e fitossanitários de interesse mútuo.

Quanto ao comércio exterior, as exportações do agronegócio brasileiro alcançaram o recorde de US$ 139,58 bilhões nos primeiros dez meses do ano, impulsionadas pelos setores do complexo soja, complexo sucroenergético e cereais, farinhas e preparações. A Ásia se destacou como o principal destino das exportações, seguida pela União Europeia e pela China, que absorveu a maior parte das exportações brasileiras.

Compartilhe  

últimas notícias