O Tribunal de Justiça de São Paulo não conheceu um recurso de Danilo Gentili e manteve uma decisão de primeira instância que condenou o humorista a pagar R$

Redação Publicado em 11/03/2022, às 00h00 - Atualizado às 07h20
O Tribunal de Justiça de São Paulo não conheceu um recurso de Danilo Gentili e manteve uma decisão de primeira instância que condenou o humorista a pagar R$ 41,8 mil de indenização ao Sindicato dos Enfermeiros do estado por um comentário com teor sexual em referência ao trabalho da categoria em asilos.
Em dezembro de 2020, o comediante postou no Twitter o seguinte comentário: “Vocês sabem se existe um asilo especializado onde as enfermeiras batem umas pros ‘véios’? Essa tem sido uma preocupação minha quando penso no futuro. Existe esse tipo de serviço?”
Em abril de 2021, o juiz André Augusto Salvador Bezerra condenou Gentili a indenizar toda a categoria pelo comentário, afirmando que, pela postagem, “ofendeu toda uma categoria profissional” e, assim, “legitimou seculares formas de opressão contra as mulheres: inseriu a profissão de enfermeira como uma função a ser ocupada por mulheres para servir sexualmente a ele, o homem branco”.
Pela sentença, o magistrado determinou ainda que a postagem com a frase fosse retirada pelo Twitter.
O recurso de Gentili ao TJ pedia agora a redução do valor da indenização e alegava ilegitimidade do sindicato para pedir a indenização em nome de todos os enfermeiros atingidos pelo que a defesa do comediante chamou de “uma piada”. Durante o processo, Gentili afirmou ainda que a frase postada nas redes sociais não tinha a intenção de ofender e defendeu a liberdade de expressão artística.
Os desembargadores do TJ, ao analisar o caso na quarta-feira (9), nem chegaram a se debruçar sobre os pedidos de Gentili, porque o recurso não passou por uma fase anterior, que é a que exige o pagamento de custas judiciais para o conhecimento do recurso. Os advogados do humorista pagaram valor insuficiente e, por isso, o processo nem chegou a ser reanalisado com profundidade.
Ainda cabe recurso.
Leia também

SP terá rodízio de veículos suspenso por dois dias devido ao feriado da Revolução Constitucionalista

Técnico do Egito aciona protocolo antirracismo da FIFA e leva cartão amarelo após gesto

Homem é lançado do 12º andar durante tornado na China e sobrevive; tempestade deixa mortos e centenas de feridos

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

EXPLÍCITO: MC Mirella apela com vídeo de sexo para promover OnlyFans; assista

SP terá rodízio de veículos suspenso por dois dias devido ao feriado da Revolução Constitucionalista

Pix pensão é aprovado pelo Congresso e segue para Lula; proposta permite repasse automático aos beneficiários

Técnico do Egito aciona protocolo antirracismo da FIFA e leva cartão amarelo após gesto

Atacante do Egito dispara contra arbitragem após derrota para Argentina: "Desde o início"

Após ataques racistas a Mbappé, senadora do Paraguai cita prisão de Ronaldinho e diz que pode processar o francês