A liderança dos Testemunhas de Jeová no Brasil emitiu uma orientação às suas congregações

Manoela Cardozo Publicado em 24/05/2024, às 09h57
A liderança dos Testemunhas de Jeová no Brasil emitiu uma orientação às suas congregações para que instruam os fiéis a não participarem de campanhas de arrecadação independentes nem a enviarem dinheiro diretamente aos desabrigados no Rio Grande do Sul.
Em vez disso, as doações devem ser feitas através do Pix da própria igreja. Esta decisão foi divulgada em um comunicado obtido pela Folha de S.Paulo. Os municípios do Rio Grande do Sul, como Canoas, continuam a enfrentar graves alagamentos.
Conforme o comunicado, somente as congregações de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul foram mobilizadas para participar nas doações, com cerca de 2.000 fiéis afetados pela enchente já recebendo suporte necessário.
"Se a sua congregação ainda não foi convidada [a ajudar], pedimos que não tomem a iniciativa de enviar doações por conta própria. Além disso, solicitamos que não promovam ou participem de vaquinhas virtuais. Embora a intenção seja boa, não há como garantir que o dinheiro arrecadado será realmente utilizado conforme planejado", diz a nota.
O documento também aconselha que os fiéis aceitem ajuda apenas de programas do Governo Federal. Além disso, instrui os anciãos — responsáveis pela administração das congregações — a garantir que a ajuda em desastres seja “bem organizada e coordenada de maneira eficiente”.
Os Testemunhas de Jeová destacaram a importância de serem cuidadosos na utilização dos donativos, ressaltando que, no início das enchentes, vários veículos de mídia alertaram sobre golpes financeiros e notícias falsas relacionadas à ajuda aos desabrigados: "Evitamos duplicação de esforços, confusões e desperdício de dinheiro e materiais, situações que geralmente ocorrem quando os irmãos agem individualmente".
O Departamento de Informações ao Público (DIP) dos Testemunhas de Jeová justificou a medida como uma forma de evitar fraudes e garantir que a ajuda chegue de maneira eficaz aos necessitados.
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Messi fica fora de treino antes da semifinal da Copa do Mundo

São Paulo registra madrugada mais fria do ano e cidade aciona plano de proteção contra baixas temperaturas

Falso assalto termina com dois funcionários baleados por policial de folga na Zona Leste de São Paulo

Mulher denuncia falha em exame toxicológico para CNH após ter parte do cabelo raspada na Paraíba

Nikolas reage à decisão de Moraes e diz que chegou a hora de "não obedecer tirano"

Governo federal reajusta tarifas de aeroportos de SP, incluindo Guarulhos e Viracopos

Jornal afirma que ex-presidente do Irã está em prisão domiciliar por suspeita de ligação com Israel

Empresário da "Picanha do Bolsonaro" divulga vídeo após denúncia e caso segue sob investigação da Polícia Civil