Diário de São Paulo
Siga-nos
Religião

Testemunhas de Jeová tentam impedir que fiéis façam doações para as vítimas do RS

A liderança dos Testemunhas de Jeová no Brasil emitiu uma orientação às suas congregações

Testemunhas de Jeová tentam impedir que fiéis façam doações para as vítimas do RS - Imagem: Reprodução/Twitter
Testemunhas de Jeová tentam impedir que fiéis façam doações para as vítimas do RS - Imagem: Reprodução/Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 24/05/2024, às 09h57


A liderança dos Testemunhas de Jeová no Brasil emitiu uma orientação às suas congregações para que instruam os fiéis a não participarem de campanhas de arrecadação independentes nem a enviarem dinheiro diretamente aos desabrigados no Rio Grande do Sul.

Em vez disso, as doações devem ser feitas através do Pix da própria igreja. Esta decisão foi divulgada em um comunicado obtido pela Folha de S.Paulo. Os municípios do Rio Grande do Sul, como Canoas, continuam a enfrentar graves alagamentos.

Conforme o comunicado, somente as congregações de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul foram mobilizadas para participar nas doações, com cerca de 2.000 fiéis afetados pela enchente já recebendo suporte necessário.

"Se a sua congregação ainda não foi convidada [a ajudar], pedimos que não tomem a iniciativa de enviar doações por conta própria. Além disso, solicitamos que não promovam ou participem de vaquinhas virtuais. Embora a intenção seja boa, não há como garantir que o dinheiro arrecadado será realmente utilizado conforme planejado", diz a nota.

O documento também aconselha que os fiéis aceitem ajuda apenas de programas do Governo Federal. Além disso, instrui os anciãos — responsáveis pela administração das congregações — a garantir que a ajuda em desastres seja “bem organizada e coordenada de maneira eficiente”.

Os Testemunhas de Jeová destacaram a importância de serem cuidadosos na utilização dos donativos, ressaltando que, no início das enchentes, vários veículos de mídia alertaram sobre golpes financeiros e notícias falsas relacionadas à ajuda aos desabrigados: "Evitamos duplicação de esforços, confusões e desperdício de dinheiro e materiais, situações que geralmente ocorrem quando os irmãos agem individualmente".

O Departamento de Informações ao Público (DIP) dos Testemunhas de Jeová justificou a medida como uma forma de evitar fraudes e garantir que a ajuda chegue de maneira eficaz aos necessitados.

Compartilhe  

últimas notícias