Gás é utilizado em processos de armazenamento e movimentação de líquidos

G1 Publicado em 04/09/2022, às 14h25
A Stolthaven Terminals do Brasil, localizada no Porto de Santos, inaugurou no mês passado a própria planta de geração de nitrogênio, a primeira a operar em um terminal portuário no Brasil e a primeira da empresa a nível global.
Uma parceria com a empresa White Martinspermitirá ao terminal um maior controle sobre a produção e segurança, reforçando a movimentação de líquidos nas instalações da companhia, localizada na Alemoa.
De acordo com a Stolthaven Terminals, a planta tem alto grau de automação e monitoramento remoto, que faz com que seja mais sustentável.
A nova planta promoverá uma redução de 80% na movimentação de veículos de abastecimento nas instalações do terminal, o que diminuirá o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de gases de efeito estufa.
O local está operando com mais de 50% da sua capacidade e, até o final do mês, deverá estar em pleno funcionamento.
O nitrogênio é um gás que atua como um estabilizador e equalizador de pressão, sendo fundamental no armazenamento, carregamento e descarregamento de líquidos nos terminais portuários. Antes do início das operações, a empresa adquiria o nitrogênio por meio de fornecimento externo.
Com a tecnologia de adsorção, a Stolthaven poderá gerar nitrogênio para abastecimento próprio, com níveis de pureza acima de 98%, cobrindo a maior parte da capacidade total de tancagem de 150 mil m3 de seu terminal em Santos.
Leia também

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

EXPLÍCITO: MC Mirella apela com vídeo de sexo para promover OnlyFans; assista

Justiça reverte suspensão de doutoranda da UFSC após críticas a protocolo para crianças trans

Polícia Civil desmonta esquema com mais de 100 empresas de fachada e prende suspeito em São Paulo

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

No RJ, Bruna Marquezine e Shawn Mendes namoram na orla

Argentina vence a Inglaterra nos acréscimos e está na final da Copa

Foto mostra Flávio Bolsonaro ao lado de “Sicário”, apontado como operador de Daniel Vorcaro; senador nega vínculo

Inglaterra e Argentina fazem semifinal histórica e vaga na final em jogo

PF bloqueia R$ 951 milhões em operação contra grupo suspeito de lavar dinheiro com bets ilegais