Diário de São Paulo
Siga-nos
Santos

Terminal de líquidos inaugura própria produção de nitrogênio no Porto de Santos

Gás é utilizado em processos de armazenamento e movimentação de líquidos

Terminal de líquidos inaugura própria produção de nitrogênio no Porto de Santos - Imagem: reprodução grupo bom dia
Terminal de líquidos inaugura própria produção de nitrogênio no Porto de Santos - Imagem: reprodução grupo bom dia

G1 Publicado em 04/09/2022, às 14h25


A Stolthaven Terminals do Brasil, localizada no Porto de Santos, inaugurou no mês passado a própria planta de geração de nitrogênio, a primeira a operar em um terminal portuário no Brasil e a primeira da empresa a nível global.

Uma parceria com a empresa White Martinspermitirá ao terminal um maior controle sobre a produção e segurança, reforçando a movimentação de líquidos nas instalações da companhia, localizada na Alemoa.

De acordo com a Stolthaven Terminals, a planta tem alto grau de automação e monitoramento remoto, que faz com que seja mais sustentável.

A nova planta promoverá uma redução de 80% na movimentação de veículos de abastecimento nas instalações do terminal, o que diminuirá o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de gases de efeito estufa.

O local está operando com mais de 50% da sua capacidade e, até o final do mês, deverá estar em pleno funcionamento.

Nitrogênio

O nitrogênio é um gás que atua como um estabilizador e equalizador de pressão, sendo fundamental no armazenamento, carregamento e descarregamento de líquidos nos terminais portuários. Antes do início das operações, a empresa adquiria o nitrogênio por meio de fornecimento externo.

Com a tecnologia de adsorção, a Stolthaven poderá gerar nitrogênio para abastecimento próprio, com níveis de pureza acima de 98%, cobrindo a maior parte da capacidade total de tancagem de 150 mil m3 de seu terminal em Santos.

Compartilhe  

últimas notícias