Diário de São Paulo
Siga-nos
Aborto

Reportagem antiga com celebridades que abortaram viraliza; confira

A matéria da veja contou com o relato de 80 mulheres

A matéria da veja contou com o relato de 80 mulheres - Imagem: Reprodução / X / @Pbfernandag4mm / @brasilscenes / @cordeiorsz_
A matéria da veja contou com o relato de 80 mulheres - Imagem: Reprodução / X / @Pbfernandag4mm / @brasilscenes / @cordeiorsz_

Gabriela Thier Publicado em 15/06/2024, às 16h32


A capa de uma edição de 1997 da revista Veja com o título “Eu fiz aborto” viralizou recentemente nas redes sociais em meio as discussões sobre o Projeto de Lei 1904, que prevê a criminalização do aborto realizado com mais de 22 semanas, ficando conhecido como PL do Estupro por sugerir uma pena máxima maior para realização do aborto do que para o crime de estupro.

Capa da Veja 1997
Imagem: Reprodução / X / @arquivopolitico

A reportagem da Veja trazia o relato de mais de 80 mulheres, incluindo celebridades como Hebe Camargo e Marília Gabriela, que realizaram o aborto e quais foram os seus motivos, sendo a maioria fora dos motivos atualmente permitidos pela lei, que são: em caso de risco a vida da mãe; e caso de feto acefalo; e em caso de estupro.

Um dos relatos que mais chamou a atenção foi o de Hebe Camargo, que abortou aos 18 anos, por engravidar antes do casamento em uma época muito conservadora: "Não podia contar para ninguém. Meus pais sempre foram muito severos e naquela época era uma perversão ter relação sexual sem se casar. Contei para uma amiga, uma vizinha. Ela soube de um local onde uma mulher fazia aborto. Ela não era médica. Numa sala pequena, sem anestesia, sem medicamento nenhum, fez a curetagem. A dor era tão intensa que ameacei gritar. Jamais vou esquecer-me daquela voz falando em tom alto e áspero para eu calar a boca", afirmou a cantora.

Compartilhe  

últimas notícias