Diário de São Paulo
Siga-nos

Morre aos 83 anos ex-ministro da Ciência, Marco Antônio Raupp

Morreu neste sábado (24) o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, aos 83 anos. De acordo com a família, ele morreu por

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO

Redação Publicado em 24/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 19h41


Morreu neste sábado (24) o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, aos 83 anos. De acordo com a família, ele morreu por insuficiência respiratória aguda, decorrente de um tumor cerebral.

Raupp foi ministro de janeiro de 2012 a março de 2014 durante a gestão de Dilma Roousseff. Antes disso, ele já havia sido diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); e presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Em São José dos Campos, Raupp participou da criação e implantação do Parque Tecnológico, o qual dirigia atualmente.

O ex-ministro enfrentava um tumor cerebral, não resistiu e morreu neste sábado (24). O corpo de Raupp vai ser velado nesta tarde no cemitério Parque das Flores.

Em nota, a prefeitura de São José dos Campos lamentou a morte de Raupp e decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-ministro.

Marco Antônio Raupp deixa o posto de ministro da Ciência e Tecnologia

Marco Antônio Raupp deixa o posto de ministro da Ciência e Tecnologia

Trajetória

Raupp era doutor em Matemática pela Universidade de Chicago, livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP), onde foi professor associado no Instituto de Matemática e Estatística.

Como diretor-geral do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre 1985 e 1989, criou o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).

No posto, também foi responsável pelo acordo de cooperação entre Brasil e China, em 1988, para o desenvolvimento dos satélites CBERS-1 e CBERS-2.

Ainda no Inpe, implantou o Laboratório de Integração de Testes (LIT) que, com tecnologia de ponta, atende a projetos do institutos e de empresas de todo o país.

Como ministro, criou a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), em 2013, e foi responsável pela formulação e coordenação da política espacial brasileira, nela atuando entre os anos de 2011 e 2012.

.

.

.

Fontes: G1 – Globo.

Compartilhe  

Tags LUTO

últimas notícias