Diário de São Paulo
Siga-nos

Metrô começa teste de coleta de dados digital para pesquisa de mobilidade

O Metrô começa nesta segunda-feira (19) a segunda fase da "Pesquisa Origem Destino (OD) Digital", que vai coletar dados de deslocamentos na Grande São Paulo

Metrô começa teste de coleta de dados digital para pesquisa de mobilidade
Metrô começa teste de coleta de dados digital para pesquisa de mobilidade

Redação Publicado em 19/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h11


O Metrô começa nesta segunda-feira (19) a segunda fase da “Pesquisa Origem Destino (OD) Digital”, que vai coletar dados de deslocamentos na Grande São Paulo através de um aplicativo de smartphone. O objetivo é avaliar a viabilidade de uso da tecnologia para as próximas pesquisas. A primeira fase foi feita com um público restrito, que já participou da pesquisa nos últimos anos.

A “pesquisa Origem Destino” é feita de 10 em 10 anos desde 1967 e analisa os deslocamentos nos 39 municípios da região metropolitana de São Paulo. A última foi feita em 2017 e divulgada em 2018, quando mostrou que o uso dos ônibus como principal modal caiu na região, enquanto as viagens feitas de trem e metrô subiram.

Para participar, o interessado deve instalar o aplicativo Pesquisa OD Digital em seu smartphone e fazer a inscrição entre os dias 19 e 23 de julho. Ao ser aprovado, deve autorizar a coleta dos seus dados de localização durante sete dias consecutivos. Neste período, o aplicativo informa os locais visitados, além dos horários de saída e chegada de forma fácil e interativa.

O piloto vem sendo feito em etapas e tem como objetivo alcançar uma amostra de 10 mil pessoas, com dados de locais para onde elas se deslocam, os modos de transporte que utilizam e os motivos dos seus deslocamentos.

Em 2017, os entrevistadores visitaram 132 mil domicílios, dos quais 32 mil foram validados para a utilização de dados e informações.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias