Diário de São Paulo
Siga-nos

Fluxus, de Joesley e Wesley Batista, adquire Pluspetrol Bolívia

A empresa brasileira de petróleo e gás inicia suas operações no país com longa tradição na produção de gás

Fluxus, de Joesley e Wesley Batista, adquire Pluspetrol Bolívia - Imagem: reprodução X
Fluxus, de Joesley e Wesley Batista, adquire Pluspetrol Bolívia - Imagem: reprodução X

Redação Publicado em 07/06/2024, às 17h20


 A Fluxus, empresa de óleo e gás dos empresários Joesleye Wesley Batista, concluiu ontem (6) a aquisição da Pluspetrol Bolívia, empresa que possui três campos na bacia Tarija-Chaco.

Somados, os campos Tacobo, Tajibo e Yacuiba possuem produção conjunta atual de cerca de 100 mil metros cúbicos de gás natural por dia, com potencial para mais de 1 milhão de metros cúbicos diários. Além das reservas de gás, os ativos incluem duas estações de tratamento de gás e capacidade de transporte da produção para os mercados da Bolívia, do Brasil e da Argentina.

O movimento é estratégico para a Fluxus, empresa focada na América Latina, já que a Bolívia tem tradição de produção de gás na região e um grande potencial de reservas. “A aquisição da Pluspetrol Bolívia cria uma base sólida para a expansão das nossas atividades de exploração e produção no país, fortalecendo nossa presença na região e ampliando nosso alcance no mercado”, declara Ricardo Savini, CEO da Fluxus.

Fundada em 2023, a Fluxus está em fase final de transição operacional para operar o campo Centenario em Neuquén, na Argentina. “Essa aquisição na Bolívia concretiza nossa visão estratégica de criar uma multinacional latino-americana de óleo e gás”, reforça Savini.

Além da Fluxus, os empresários Wesley e Joesley Batista são controladores do grupo J&F, o maior conglomerado brasileiro, com mais de 290 mil colaboradores no mundo. Entre as empresas do grupo estão a JBS, líder global em alimentos à base de proteínas, além de negócios de celulose, energia, mineração, finanças e higiene e cosméticos. No setor energético, a J&F já atua na Bolívia através da Âmbar Energia.

Sobre a Fluxus

A Fluxus (composta pela Fluxus Holding S.A. e Fluxus Óleo, Gás & Energia Ltda.) é empresa operadora de óleo & gás, que está em fase de construção de portfólio de campos em produção de óleo e gás no Brasil e na América Latina. A empresa foi fundada em 2023 por Ricardo Savini (fundador e ex-presidente da 3R Petroleum, com passagens por Petrobras, Pérez Companc, Georadar e Deloitte), Jorge Lorenzón (ex-diretor da 3R Petroleum, com passagens por YPF, Pérez Companc e Petrobras) e Vitor Abreu (geólogo exploracionista com passagens por Petrobras e ExxonMobil).

Sobre a Pluspetrol

Pluspetrol é uma companhia petrolífera independente, privada, com 45 anos de experiência em Exploração e Produção de óleo e gás. A Companhia opera atualmente 412 mil barris de óleo equivalente por dia, sendo 100 mil bpd de líquidos e 1.765 milhões de pés cúbicos/dia de gás. A companhia está presente na Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Holanda, Peru e Uruguai.

Compartilhe  

últimas notícias