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Inovação: chave para as empresas se destacarem no mercado

Por Leonardo Campos*

colunista leonardo campos
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Redação Publicado em 30/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 07h10


Por Leonardo Campos*

Inovação: chave para as empresas se destacarem no mercado

Já houve momentos em que o papel da inovação para a competitividade no mercado foi questionado: inovar realmente diferencia as empresas? Casos como 3M, Apple, Google, e, mais recentemente, as “techs”(fintechs, agritechs, lawtechs, healthtechs, edtechs e por aí vai!) são exemplos de negócios que ajudam a responder esta pergunta, pois surgiram e cresceram a partir da incorporação da inovação nas mais diferentes formas.

Michael E. Porter, referência em competitividade empresarial, argumenta que a inovação pode ser um caminho estratégico às empresas, pois as habilitam a ampliarem seu valor na medida em que atendem com maior plenitude as necessidades cada vez mais específicas dos clientes, diferenciando-as da concorrência. A dinâmica competitiva requer que as organizações se reinventem em produtos, processos e comportamentos.

As motivações para inovar surgem de diferentes fontes: busca por soluções de problemas, necessidade de transformar um processo em algo mais simples e eficiente ou a combinação de tecnologias visando a obtenção de melhores resultados.

Neste contexto, diariamente surgem novidades que se inserem na vida das pessoas: aplicativos tornam a presença física em bancos cada vez mais dispensável; algoritmos transformam as experiências de clientes, consumidores, pacientes e usuários, deixando-as mais personalizadas; veículos autônomos são inseridos em atividades de prestação de serviço; cidades inteligentes passam a ser realidade no mundo – inclusive no Brasil. Com tantas possibilidades, novos modelos de negócio surgem em escala jamais vista. São oportunidades para todo lado e chegar primeiro em um novo mercado é fundamental.

Trata-se de uma corrida por inovação e o ponto de partida está nas mudanças no consumo, motivadas pelo próprio consumidor que busca novos valores nas relações com produtos e serviços. Isso faz com que estejamos, ao mesmo tempo, assistindo e sendo os protagonistas de uma nova dinâmica competitiva. Quer ajudar o mundo a ser mais verde e sustentável, por exemplo? Seu posicionamento e suas escolhas certamente colaboram para isso.

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Leonardo Augusto de Campos
Mestre em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETPS). Especialista em Administração Industrial pela Universidade de São Paulo (USP). Engenheiro Mecânico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua há mais de vinte anos como gestor industrial e de qualidade e processos em empresas nacionais e multinacionais de diversos setores. Membro do Comitê de Sustentabilidade da empresa onde trabalha. Atuou como professor em cursos de graduação da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e como professor colaborador do curso de Pós-Graduação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Pesquisa nas áreas de Estratégias Empresariais, Inovações Sustentáveis e de Energias Renováveis.
[email protected]
www.linkedin.com/in/leonardo-campos
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