Por Leonardo Campos*
Redação Publicado em 30/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 07h10
Por Leonardo Campos*
Já houve momentos em que o papel da inovação para a competitividade no mercado foi questionado: inovar realmente diferencia as empresas? Casos como 3M, Apple, Google, e, mais recentemente, as “techs”(fintechs, agritechs, lawtechs, healthtechs, edtechs e por aí vai!) são exemplos de negócios que ajudam a responder esta pergunta, pois surgiram e cresceram a partir da incorporação da inovação nas mais diferentes formas.
Michael E. Porter, referência em competitividade empresarial, argumenta que a inovação pode ser um caminho estratégico às empresas, pois as habilitam a ampliarem seu valor na medida em que atendem com maior plenitude as necessidades cada vez mais específicas dos clientes, diferenciando-as da concorrência. A dinâmica competitiva requer que as organizações se reinventem em produtos, processos e comportamentos.
As motivações para inovar surgem de diferentes fontes: busca por soluções de problemas, necessidade de transformar um processo em algo mais simples e eficiente ou a combinação de tecnologias visando a obtenção de melhores resultados.
Neste contexto, diariamente surgem novidades que se inserem na vida das pessoas: aplicativos tornam a presença física em bancos cada vez mais dispensável; algoritmos transformam as experiências de clientes, consumidores, pacientes e usuários, deixando-as mais personalizadas; veículos autônomos são inseridos em atividades de prestação de serviço; cidades inteligentes passam a ser realidade no mundo – inclusive no Brasil. Com tantas possibilidades, novos modelos de negócio surgem em escala jamais vista. São oportunidades para todo lado e chegar primeiro em um novo mercado é fundamental.
Trata-se de uma corrida por inovação e o ponto de partida está nas mudanças no consumo, motivadas pelo próprio consumidor que busca novos valores nas relações com produtos e serviços. Isso faz com que estejamos, ao mesmo tempo, assistindo e sendo os protagonistas de uma nova dinâmica competitiva. Quer ajudar o mundo a ser mais verde e sustentável, por exemplo? Seu posicionamento e suas escolhas certamente colaboram para isso.
________________
ONLYFANS - 7 famosas que entraram na rede de conteúdo adulto para ganhar dinheiro!
Anitta e Madonna surpreendem com performance ousada no palco do Rio
Ifood está na mira do governo Lula; entenda
Por que 19 de abril é Dia dos Povos Indígenas? Entenda a origem da data
Privatização da Sabesp é aprovada em segunda votação; entenda o que acontece agora
França decreta estado de emergência e proíbe o TikTok após 4 mortes
Argentina reduz taxa de juros, deixando de ter maior juro nominal do mundo
Governo espera desaceleração do crescimento econômico em 2024, prevendo PIB de 2,5%
Governo propõe aumento de 13% a 31% no salário dos professores
Primeiro-ministro de Israel acusa Egito de manter Gaza como 'refém'